Teaching knowledge and partial progression in mathematics: what happens when mathematics teachers are invited to reflect on the thematic unit Numbers?

Palavras-chave: Educação Matemática, Progressão Parcial em Matemática, Saberes Docentes, Números, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo analisa saberes docentes mobilizados por seis professores(as) de Ouro Preto enquanto discutem e refletem sobre a unidade Números na Progressão Parcial em Matemática. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa, o estudo pautou-se em dados produzidos a partir de observações de encontros, diário de campo, transcrições das gravações e registros produzidos pelos participantes. Os dados foram interpretados à luz da noção de Saberes Docentes desenvolvida por Maurice Tardif. Os resultados evidenciam que esta unidade é a mais destacada pelo grupo e com base em saberes experienciais, propõem que a Progressão Parcial seja desenvolvida a partir de uma sondagem que oriente a elaboração de atividades e culmine em três avaliações. Além dos saberes experienciais, desvelaram-se saberes curriculares e disciplinares que sustentaram tanto a argumentação quanto a tomada de decisões pelo grupo.

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Biografia do Autor

Ricardo Alexandre de Figueiredo, Escola Municipal Lívio Múcio Conrado Silva (Lagoa Santa – MG)

Mestre em Educação Matemática (2023) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva (2023) pelo Instituto Século XXI da Faculdade Venda Nova dos Imigrantes - FAVENI. Possui graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Tem experiência no Ensino Básico (Fundamental e Médio) pela Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino. Atualmente suas áreas de interesse se relacionam aos Saberes Docentes e Educação Especial e Inclusiva, com ênfase no Transtorno de Espectro Autista (TEA). 

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre (1998) e Doutora (2003) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ambos na área de concentração: Educação Matemática. Atua no Ensino Superior desde 2003, em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Educação Matemática. Além das atividades relacionadas à docência no Ensino Superior, foi tutora do PETMAT (Grupo PET do curso de Matemática da UFOP) por seis anos (2007 a 2013). Coordenou o Curso de Matemática da UFOP entre 2005 e 2007. Coordenou o GT7 (Formação de professores que lecionam Matemática) da SBEM entre 2013 a 2015. Coordenou o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP entre 2009 e 2012 e de 2016 a 2018. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Educação (Mestrado e Doutorado), ambos da UFOP. É membro dos Grupos: HIFEM (História e Filosofia da Educação Matemática da UNICAMP) e NIEPEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFOP). É parecerista de revistas nacionais e internacionais. Orienta pesquisas de Doutorado, Mestrado, Especialização, Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; Conhecimentos matemáticos para o ensino; História da Educação Matemática, e Prática pedagógica de Matemática. 

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
FIGUEIREDO, R. A. DE; FERREIRA, A. C. Teaching knowledge and partial progression in mathematics: what happens when mathematics teachers are invited to reflect on the thematic unit Numbers?. Revemop, v. 6, p. e2024048, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos