Portaria MEC 2117/2019: análise do Conhecimento do Conteúdo e desafios enfrentados por licenciandos em Matemática

Palavras-chave: Educação presencial, Educação a distância, Formação docente, Licenciatura em Matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento do conteúdo e os desafios enfrentados por licenciandos em matemática, tendo em vista a adoção da Portaria MEC nº 2117/2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 17 licenciandos de um curso de Matemática de um instituto federal mineiro. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado e de entrevistas que contaram com a participação de 17 licenciados. O referencial teórico adotado baseou-se no conceito de conhecimento profissional docente e nas modalidades de educação. Os resultados trouxeram indícios de desenvolvimento do conhecimento do conteúdo por parte dos licenciandos, sendo que os principais desafios identificados envolvem a necessidade de autonomia, foco e acesso de qualidade à internet.

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Biografia do Autor

Fabiana Cristina Pinto, Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre em Educação Matemática Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora de Ensino básico técnico e tecnológico substituta do Instituto Federal De Minas Gerais (IFMG), São João Evangelista, Minas Gerais, Brasil. Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Inajara de Salles Viana Neves, Instituto Federal de Minas Gerais
Doutora em Educação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2025-09-02
Como Citar
PINTO, F. C.; NEVES, I. DE S. V. Portaria MEC 2117/2019: análise do Conhecimento do Conteúdo e desafios enfrentados por licenciandos em Matemática. Revemop, v. 7, p. e2025009, 2 set. 2025.
Seção
Artigos