Precisamos de Educação Estatística na Educação Infantil?

Palavras-chave: Educação Estatística, Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular, Ciclo Investigativo, Letramento Estatístico

Resumo

Esse artigo é um ensaio teórico no qual discutimos a necessidade da presença da educação estatística na educação infantil brasileira, considerando a superexposição dos estudantes às informações de natureza estatística nas mais diversas mídias. Conjecturamos que a criança, de até seis anos de idade, não pode ser compreendida como um ser incompleto, que deva ser preparado para a vida futura, mas sim um cidadão que precisa desenvolver-se cognitivamente e iniciar seu processo de letramento estatístico. Tal discussão ganha força a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular, e não deve se limitar ao meio acadêmico, mas ser levado para a sala de aula. Ademais, julgamos urgente rever os currículos das licenciaturas em pedagogia e em matemática, considerando a precária formação inicial nessa área, em grande parte das universidades brasileiras, assim como ampliar a oferta de formação continuada em estatística e probabilidade, pois tais ciências estão em franca evolução e requerem constante atualização formativa.

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Biografia do Autor

Cassio Giordano, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Santo André, São Paulo, Brasil.

Marco Aurélio Kistemann Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação Matemática pela UNESP. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG, Brasil.

Jorge Eduardo Said da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Juíz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Vinicius Quintiliano da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juíz de Fora. Juiz de Fora-MG, Brasil.

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Publicado
2025-08-10
Como Citar
GIORDANO, C.; KISTEMANN JÚNIOR, M. A.; SILVA, J. E. S. DA; SILVA, V. Q. DA. Precisamos de Educação Estatística na Educação Infantil?. Revemop, v. 7, p. e2025007, 10 ago. 2025.
Seção
Artigos