Rigor no ensino de funções quadráticas: uma proposta para a sala de aula

  • Thamyres Ribeiro Medeiros
  • José Barbosa Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Função quadrática, Parábola, Gráfico.

Resumo

Este artigo visa apresentar uma proposta de ensino rigoroso do que é uma parábola, utilizando-se de materiais práticos de baixo custo na sua abordagem. Também são apresentados alguns dados estatísticos feitos com os alunos de diferentes escolas sobre o uso do método apresentado no texto.

Referências

[1] BRASIL. Portaria nº 62, 01 de agosto de 2017. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 02 ago. 2017. Seção 1, p. 16-17.
[2] J. J. Delgado, K. R. Frensel e L. S. Crissaff. Geometria Analítica, 2ª edição. SBM, Rio de Janeiro, 2017.
[3] BNCC do Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.
[4] E. L. Lima. Números e Funções Reais. SBM, Rio de Janeiro, 2013.
Publicado
2022-01-18