Utilizando a Derivada para inferir sobre a velocidade de contaminação do novo Coronavírus: uma possibilidade para as aulas de Cálculo
Resumo
Este artigo foi motivado pelo questionamento dos estudantes acerca da curva de contaminação do novo coronavírus. Aproveitamos essa hesitação e fomos além: ao estimularmos os alunos em como encontrar a expressão matemática, que representava tal curva e a seguir levantamos a hipótese: por meio desta fórmula, poderíamos operar com a Derivada para inferir na velocidade de contaminação. Para respondermos a essas problemáticas, recorremos aos Registros de Representação Semiótica, Sentido Holístico da Derivada, Modelagem Matemática, Excel e o Geogebra. No trabalho, indicamos como operacionalizamos nosso referencial teórico-metodológico para atendermos as indagações. A união dos dados, noticiados pelos veículos de comunicação à sala de aula, revelou que esta pesquisa poderá ser aproveitada como referência para possibilidades de intervenções pedagógicas nas aulas de cálculo diferencial; além disso, conseguimos empregar essa temática do artigo a diversas outras situações do cotidiano.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.