Avaliação Escolar: ressignificando o erro por meio de feedbacks formativos

Palavras-chave: Avaliação, Áreas e Perímetros, Erro, Feedback

Resumo

Este artigo analisa uma atividade avaliativa aplicada a alunos do 6º ano, após uma sequência didática para o ensino de áreas e perímetros, durante o período de ensino remoto. Nessa avaliação, formam usados feedbacks para ajudar os alunos a reformular suas respostas erradas, valorizando seus avanços e raciocínios. A experiência é descrita por meio das resoluções de três estudantes frente às atividades e seu progresso na aprendizagem, de acordo com os feedbacks recebidos. Pôde-se concluir que estes foram de fato formativos pelos avanços evidenciados e a necessidade de envio de mais rodadas de feedbacks para alguns estudantes.

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Biografia do Autor

Felipe Olavo Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Professor do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Lilian Nasser, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação Matemática pelo King’sCollege da Universidade de Londres, UK.Docente do PEMAT do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2022-04-25
Como Citar
SILVA, F. O.; NASSER, L. Avaliação Escolar: ressignificando o erro por meio de feedbacks formativos. Revemop, v. 4, p. e202214, 25 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos