Educação em Direitos Humanos no EBRAPEM: aspectos sociopolíticos, teóricos e práticos presentes nesses trabalhos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os aspectos sociopolíticos, teóricos e práticos presentes nos artigos que tangenciam a temática “Educação em Direitos Humanos” (EDH) no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Dessa forma, essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa documental de caráter qualitativo, de modo a caracterizar os trabalhos que dialogam com a EDH presentes nos anais desse evento. Para a coleta de dados, acessamos os anais desse evento no período de 2013 a 2021. Para análise desses trabalhos, elaboramos categorias a posteriori de modo a procurar confluências e divergências entre as propostas. Como resultado, evidencia-se a ínfima quantidade de trabalhos que abordam essa temática, estando presentes nestes a preocupação em direcionar seus debates para o âmbito da formação de professores de matemática, um importante caminho para que a EDH possa se efetivar nos mais diversos espaços educativos.
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