Educação em Direitos Humanos no EBRAPEM: aspectos sociopolíticos, teóricos e práticos presentes nesses trabalhos

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos, EBRAPEM, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os aspectos sociopolíticos, teóricos e práticos presentes nos artigos que tangenciam a temática “Educação em Direitos Humanos” (EDH) no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Dessa forma, essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa documental de caráter qualitativo, de modo a caracterizar os trabalhos que dialogam com a EDH presentes nos anais desse evento. Para a coleta de dados, acessamos os anais desse evento no período de 2013 a 2021. Para análise desses trabalhos, elaboramos categorias a posteriori de modo a procurar confluências e divergências entre as propostas. Como resultado, evidencia-se a ínfima quantidade de trabalhos que abordam essa temática, estando presentes nestes a preocupação em direcionar seus debates para o âmbito da formação de professores de matemática, um importante caminho para que a EDH possa se efetivar nos mais diversos espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerson Tavares Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação em Ciências e Matemática e licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Professor da Rede Pública de Goiânia- GO, Brasil.

José Pedro Machado Ribeiro, Universidade Federal de Goiás- Campus Goiânia

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Goiás, GO, Brasil.

Referências

BENEVIDES, Maria Victória. Cidadania e Direitos Humanos. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2004.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; MEC, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Diário Oficial da União: 30 de maio de 2012.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: principais desafios. Rio de Janeiro: 2005.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e formação de professores/as. In: SACAVINO, Susana, CANDAU, Vera Lúcia (orgs.) Educação em direitos humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis, RJ. DP et Alli Editora, 2008.

CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação. v. 36, n. 1, p. 59- 66, jan./abr. 2013.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Armadilha da Mesmice em Educação Matemática. BOLEMA. v. 18 n. 24, 2005.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de (Org). Mapeamento da pesquisa acadêmica sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. E-book. 2016. Disponível em: < https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book mapeamento-pesquisa-pem.pdf >. Acesso em 30 de abril de 2023.

GUTSTEIN, Eric.Reading and writing the word with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. New York. Routledge.

MENDES, Luiza Cardoso. Educar em Direitos Humanos por meio da Matemática: Um curso online na formação de professores. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 24.: 2020: Cascavel, PR. Anais XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação: "Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologias e Tecnologias. Cascavel (PR):UNIOESTE, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2020>. Acesso em: 09 jan. 2023.

PATRONO, Rosângela M., FERREIRA, Ana Cristina, Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 3, e202102, p. 1-24, 2021. https://doi.org/10.33532/revemop.e202102

RODRIGUES, Márcio Urel (org.) Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: CRV, 2019.

SANTOS, Boaventura. Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. In: CHAUÍ, Marilena; SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos, democraciae desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2013.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: Incerteza, Matemática e Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

TENÓRIO, Rodrigo Cavalcante. Educação Matemática Crítica, exploração, resolução e proposição de problemas multicontextual crítica como caminhos para uma Educação em, com e para os Direitos Humanos. In: XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2021. Anais do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Campina Grande (PB) UEPB, 2021. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2023.

VIEIRA, Lygianne Batista. Educação Matemática Crítica na perspectiva de educar em direitos humanos: conexões entre políticas públicas e formação de professores. 2020. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

Publicado
2023-05-09
Como Citar
SILVA, E. T.; RIBEIRO, J. P. M. Educação em Direitos Humanos no EBRAPEM: aspectos sociopolíticos, teóricos e práticos presentes nesses trabalhos. Revemop, v. 5, p. e202302, 9 maio 2023.
Seção
Artigos