Primórdios da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei: aspectos políticos e sociais

Palavras-chave: História da Formação de Professores de Matemática., História da Educação Matemática., História Oral., Universidade Federal de São João del-Rei., Licenciatura em Matemática.

Resumo

Este artigo aborda alguns resultados de uma pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Matemática criado na Universidade Federal de São João del-Rei (MG) em 2001. O foco são aspectos políticos e sociais que envolveram a origem e o início do funcionamento do curso. A História Oral, adotada como opção metodológica, norteou quinze entrevistas com professores e alunos egressos da Licenciatura. Mediante o cotejamento entre documentos institucionais e as entrevistas, evidenciaram-se as motivações para a criação da licenciatura plena em Matemática na instituição, as demandas da legislação educacional e o contexto político da época. Ademais, as análises possibilitaram compreender as dificuldades do início, especialmente a escassez de docentes para atuar no curso.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado
2023-07-22
Como Citar
PAIVA, P. H. A. A. DE; GOMES, M. L. M. Primórdios da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei: aspectos políticos e sociais. Revemop, v. 5, p. e202305, 22 jul. 2023.
Seção
Historia Social de la Educación Matemática (HISOEM): Diálogos y Contribuciones