Ensino Profissional Técnico: caminhos percorridos por João Lüderitz para a reorganização do ensino de matemática (1909)

Palavras-chave: História da educação matemática, Ensino Profissional Técnico, Ensino de matemática, GHEMAT-SC

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar se a reorganização do ensino de matemática, especialmente na modalidade de ensino profissionalizante, teve origem sob a influência das observações feitas e relatadas por João Lüderitz durante suas visitas a instituições de ensino na Europa e nos Estados Unidos, em 1909. Para embasar teoricamente essa análise, foram explorados conceitos como expert e expertise. As fontes consultadas compreendem o relatório das viagens de Lüderitz (1909), programas de ensino e outras documentações. Os resultados revelam que, após retornar ao Brasil, Lüderitz iniciou um significativo processo de modificações curriculares no Instituto Técnico-Profissional, incluindo a reorganização do ensino de matemática, inspirado em modelos estrangeiros. Como desdobramento desse trabalho, em 1920, Lüderitz foi contratado para presidir o Serviço de Remodelação do Ensino Técnico no Brasil.

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Biografia do Autor

Renata Feuser Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na rede privada de ensino, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado
2023-12-22
Como Citar
SILVEIRA, R. F.; COSTA, D. A. DA. Ensino Profissional Técnico: caminhos percorridos por João Lüderitz para a reorganização do ensino de matemática (1909). Revemop, v. 5, p. e202315, 22 dez. 2023.
Seção
Historia Social de la Educación Matemática (HISOEM): Diálogos y Contribuciones