STEAM na Educação em Ciências e Matemática: uma análise dos principais estudos sobre a abordagem

Palavras-chave: STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos, Interdisciplinaridade, Educação em Ciências e Matemática

Resumo

Este estudo é um recorte de um mais amplo que investiga a relação entre a abordagem: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, normalmente encontrada como STEAM e o ensino de ciências e matemática. Aqui o objetivo principal é apresentar um mapeamento e uma discussão acerca dessa temática. Ele destaca 19 dissertações, duas teses e 36 artigos científicos, com datas entre 2014 a 2022, encontrados no portal de periódicos e no catálogo de teses e dissertações da Capes. Os resultados revelam a necessidade de mais investigações brasileiras e ressaltam a importância de aprofundamento epistemológico e crítico sobre essa abordagem. Além disso, enfatiza a importância da interdisciplinaridade e aponta para a necessidade de democratizar o acesso à STEAM em escolas públicas, em especial as de periferia, usando materiais reaproveitáveis e de baixo custo, democratizando a abordagem.

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Biografia do Autor

Bruno Diniz Faria Rezende, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), campus Samambaia. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), Goiânia, Goiás, Brasil.

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado
2023-12-26
Como Citar
REZENDE, B. D. F.; ALVARENGA, K. B. STEAM na Educação em Ciências e Matemática: uma análise dos principais estudos sobre a abordagem. Revemop, v. 5, p. e202321, 26 dez. 2023.
Seção
Artigos