A Produção Científica do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) sobre o Senso Espacial na Educação Infantil
Resumo
Compartilharmos resultados de uma investigação cujo o objetivo foi mapear trabalhos publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), especificamente aqueles que versam sobre o senso espacial de crianças pequenas, na perspectiva de identificar seus contextos, objetivos, principais resultados e conclusões. Adotamos uma abordagem qualitativa cujo o método é do tipo "Estado da Arte", seguindo os pressupostos de Ferreira (2002), para quem o mapeamento significa, dentre as inúmeras percepções, também o fato de delimitar o tempo e espaço em determinados eventos ou base de dados. Defendemos que o currículo de Matemática na Educação Infantil deve incorporar contextos do mundo real e este além das noções de números, sistema de numeração e medidas, precisa envolver noções ligadas à Geometria, área de suma relevância para o desenvolvimento do pensamento matemático.
Downloads
Referências
ALENCAR, Edvonete Souza de; CUNHA Aldrin Cleyde da; MAMORE Juscier; RIBEIRO Miguel. "Era Uma Vez um Tatu Bola": Análise de uma História Infantil para o Ensino de Localização. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM: Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: Interfaces entre pesquisas e salas de aula. p.1-10, jul.2019.
ALVES, André Luciano; DENSE, Lisiane Stein. A importância de trabalhar a matemática na educação infantil. In: II CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Taquara, Anais. p. 1- 12, ago. 2019.
AZEVEDO, Priscila Domingues de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 2012. 241f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. UFSCar, São Carlos.
BARGUIL, Paulo Meireles. Fiplan: Recurso Didático para o Ensino e a Aprendizagem de Geometria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. São Paulo, Anais ...X ENEM: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, p. 1-10. jul. 2016.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica – Brasil: 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CARAM, Adriana Maria; AZEVEDO, Priscila Domingues De. Tangram - O mundo em sete peças: Uma experiência com crianças de 5 a 6 anos. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasília, On-line, Anais ... XIV ENEM: Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D' Ambrosio. p.1-8. 2022
CARRAHER, Teresinha Nunes. Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
CIRÍACO, Klinger Teodoro. APRESENTAÇÃO - Entre o Idioma das Árvores e o Perfume do Sol. In: AZEVEDO, Priscila Domingues de; CIRÍACO, Klinger Teodoro (Orgs.). Outros olhares para a Matemática: experiências na Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p.15-18.
CIRÍACO, Klinger Teodoro. Conhecimentos e práticas de professores que ensinam Matemática na infância e suas relações com ampliação do Ensino Fundamental. 2012. 334f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". FCT/UNESP, Presidente Prudente.
CRUZ, Hilda Souza da; SANTOS-WAGNER, Vânia Maria Pereira dos. Orientação espacial na literatura infantil "João e Maria". In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Brasília, Anais ... XIV ENEM Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrósio. p.1-10, jul.2022.
FAINGUELERNT, Estela. Kaufman. Educação Matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FAZOLO, Elaine. Políticas de atendimento à infância no Brasil: entre proposições e perspectivas. In: CARVALHO, Mercedes; BAIRRAL, Marcelo Almeida. (Orgs.). Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. p. 31-52.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
FERREIRA, Sueli. 2001. Imaginação e linguagem no desenho da criança. 2ª ed. Campinas, Papirus.
FUENTES, Giselle Fernandes. A comunicação e a representação do espaço por crianças de 5 e 6 anos: algumas considerações. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, São Paulo, Anais ... XII ENEM. p.1-11 jul.2016.
FÜRKOTTER, Mônica; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A Geometria da Tartaruga: uma introdução à Linguagem LOGO. Anais ... 4º SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA, Presidente Prudente, p. 1-29. 2009.
GUERGOLET, Viviane Alves. Explorando as Formas Geométricas na Educação Pré-Escolar. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Brasília, Anais ... XIV ENEM Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrósio. p.1-8, jul.2022.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1984.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LILLARD, Paula Polk. Método Montessori: uma introdução para pais e professores. Barueri: Editora Manole, 2017.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na Educação Infantil. 2003. 281f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas.
LOPES, Izabel Antunes de Sousa. Significações de Simetria na Educação Infantil e Ensino Fundamental: A figura da bailarina. Anais ... XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Cuiabá: Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: Interfaces entre pesquisas e salas de aula, p. 1-10. jul. 2019.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2 ed. ver. Campinas: Autores Associados, 2006.
LORENZATO, Sergio. Porque não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.
LUQUET, George Henri. Less dessins d’um enfant. Paris: Libraire Félix Alcan, 1927.
MACHADO, Iizaltina de Lurdes. Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo. São Paulo: Pioneira. 1986.
MARCON, Rosana Aparecida Marcon; BURGO Ozilia Geraldini. A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: uma contribuição da geometria. Anais ... VI MOSTRA INTERNA DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Anais. p.1-19, out. 2012.
MONTOITO, Rafael; LEIVAS, José Carlos Pinto. A representação do espaço na criança, segundo Piaget: Os processos mentais que a conduzem à formação da noção do espaço euclidiano. VIDYA, v. 32, n. 2, p.21-35, jul./dez., 2012.
MURAKAMI, Cristiane; FRANCO, Valdeni Soliani. Relações Topológicas na Educação Infantil: o que conhece o professor? Anais ... XII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Rio Claro, p.1-10, 2008.
NASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito; TORTORA, Evandro; SILVA, Gilmara Aparecida da; SANDER, Giovana Pereira; MORAIS, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos; PIROLA, Nelson Antonio; YAMADA, Thais Regina Ueno. A geometria e o ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. Brasília: MEC, SEB, 2014. p.10-17.
NUNES, Enia Figueredo; RIBEIRO, Cristiane Moreira; SENA, Luciana Souza. Compor E Decompor Imagens: Possíveis Interações na Educação Infantil com a Geometria. Anais ...X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Salvador, p. 1-10. jul.2010.
OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Localização, Orientação e Representação Espaciais em Livros Didáticos da Educação Infantil. Anais ... XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, São Paulo, p. 1-12. jul.2016.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. O currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? Anais ... I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, Belo Horizonte, Anais. p. 1-14, nov. 2010.
PAGANELLI, Tomoko Lyda. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo, Contexto 2007. p. 43–70.
PAVANELLO, Regina. O abandono do ensino de geometria no Brasil: causas e conseqüências. Revista Zetetiké. Campinas, ano 1, nº 1, 1993. p.7-17.
PEREIRA, Lilian Alves; CALSA Geiva Carolina. Tomada de consciência: possibilidade de prevenção de dificuldades na construção do espaço topológico em alunos de Educação Infantil. Rev. Psicopedagogia, 30(93), p. 177-188, 2013.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre, RS: Artmed, 1993.
RIBEIRO, Caroline de Paula; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. O método Montessori no ensino e aprendizagem da geometria na educação infantil. Anais ... XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Cuiabá, p.1-13, jul. 2019.
SAIZ, Irma Elena. A direita de quem? Localização espacial na Educação Infantil e séries iniciais. In: PANIZZA, Mabel. (Org.). Ensinar Matemática na Educação Infantil e séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011. p.143-168.
SALGADO, Silvana de Almeida. Sentido Espacial em Livro Didático para professores de Educação Infantil. Anais ...XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasília, On-line, Anais do XIV ENEM: Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D' Ambrosio. p.1-10. 2022.
SENNA, Alexsandra Lucia; GOMES, Dayane de Souza. O pensamento infantil: senso numérico e espacial. Anais ... In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Curitiba, p.1-11, jul. 2013.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
TAMASHIRO, Roberta dias da Cruz; SANTOS, Raquel Soares dos; MIRANDA, Rebeca Souza de. Tá Pronto, Seu Lobo? E a Matemática, vem junto também? Anais ... XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasília, On-line, Anais do XIV ENEM: Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D' Ambrosio. p.1-8. 2022.
TORTORA, Evandro. O lugar da Matemática na Educação Infantil: um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças. 2019. 222f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Bauru.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. Padrões no ensino e aprendizagem da Matemática: propostas curriculares para o ensino básico. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2009.
VAN DE WALLE, John. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VILELA, Bia. Os três porquinhos. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
Copyright (c) 2023 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.