Jogos e brincadeiras no ensino de Matemática: análise de um Livro do PNLD 2022

Palavras-chave: Matemática, Jogos, Brincadeiras., Infantil

Resumo

Essa investigação tem como objetivo identificar os jogos e brincadeiras potencializadores para o ensino de Matemática apresentados em um livro didático da Educação Infantil do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2022. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo do tipo documental. Com esta pesquisa, pretendeu-se contribuir com os estudos sobre a temática, de forma a acrescentar e ampliar os conhecimentos adquiridos referentes ao ensino de Matemática, evidenciando principalmente os jogos e brincadeiras. Conforme os resultados da presente pesquisa, o livro analisado já trabalha com a ludicidade no ensino da Matemática, no qual foi possível identificar que contempla em seus conteúdos, os jogos e brincadeiras. Consequentemente, ele também contribui para a formação de estratégias na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kemilly Layane da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Pedagoga pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Groso do Sul, Brasil.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Cristiane Boneto de. Era uma vez... 1, 2, 3!. São Paulo: Carochinha, 2020.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017. E-book. ISBN 9788524925702. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788524925702/. Acesso em: 17 mar. 2023.

PAULA, Haiane Regina. A matemática através de jogos e brincadeiras: uma proposta para alunos de 5ª Série. In: VI EPCT, 24 a 28 de outubro de 2011, Campo Mourão. Anais..., Campo Mourão: FECILCAM, 2011. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_exatas/02-PAULA.pdf Acesso em: 20 out. 2021.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Penso, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Rx7dDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=brincadeiras+e+matematica&ot s=jo3sESZqvF&sig=1fKZXHbMsU75ON7ZeITbBR4BT4Y#v=onepage&q=brincadeir as%20e%20matematica&f=false Acesso em: 10 out. 2021.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto alegre: Artmed, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=CECajTdLUKAC&oi=fnd&pg=PA6&dq=smole+cadernos&ots=yarvCJku Ay&sig=L9ISBubCs9acxjVU5wsWIPTDNlc#v=onepage&q=smole%20cadernos&f=fa lse Acesso em: 14 out. 2021.

SOUZA, Elisangela Ruiz de; MUNIZ, Valdinéia C. B. Q.; FORGIARINI, Valquiria. Jogos e brincadeiras para aprender matemática. Mato Grosso: Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da EDUVALE, 2013, ISSN 1806-6283.Disponível em : http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/fOnFaPf9ZeW6R1i 2015-12-19-2-23-45.pdf Acesso: 20 set. 2021.

Publicado
2023-12-27
Como Citar
SILVA, K. L. DA; ALENCAR, E. S. DE. Jogos e brincadeiras no ensino de Matemática: análise de um Livro do PNLD 2022 . Revemop, v. 5, p. e202324, 27 dez. 2023.
Seção
Artigos