Um estudo sobre a formação de professores de matemática de escolas públicas da região de Formiga (MG)

Palavras-chave: Formação de professores, Ensino de Matemática, Percepção docente, Ensino e aprendizagem

Resumo

Foi investigada a formação de professores de matemática de escolas públicas da região de Formiga (MG), bem como a percepção de um grupo docente quanto à necessidade de formação específica. Foram utilizados dados da Secretaria Estadual de Educação e também desenvolvido e aplicado um questionário aos profissionais participantes. A demanda por professores na região cresceu mais que o número de docentes atuantes desde 2014. A média de profissionais licenciados na disciplina tem sido maior que a média nacional para o ensino fundamental, porém é menor que a média para o ensino médio. Por fim, os docentes consideram conhecimentos e formação específica em matemática essenciais para a atuação na educação básica, bem como para a adequação dos conteúdos aos currículos oficiais e para a qualidade do processo de ensino e aprendizado.

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Biografia do Autor

Edio da Costa Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE - São José dos Campos - SP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Formiga, MG, Brasil.

Hortência Aparecida Ribeiro

Licenciada em Matemática pelo IFMG- Campus Formiga. Auxiliar de secretaria da escola Municipal Favo de Mel, Perdões, MG, Brasil.

Letícia Lauana de Jesus Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Licenciada em Matemática pelo IFMG- Campus Formiga. Professora da Escola Estadual Presidente Kennedy, Candeias, MG, Brasil.

Chrisley Bruno Ribeiro Camargos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Campus São Carlos. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Formiga, MG, Brasil.

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Publicado
2024-06-30
Como Citar
COSTA JUNIOR, E. DA; RIBEIRO, H. A.; SOARES, L. L. DE J.; CAMARGOS, C. B. R. Um estudo sobre a formação de professores de matemática de escolas públicas da região de Formiga (MG). Revemop, v. 6, p. e2024005, 30 jun. 2024.
Seção
Artigos