Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio

Palavras-chave: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática, inflação

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Sousa Jacinto, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, campus Morro do Cruzeiro. Professora da SEE-MG, Santa Luzia, Minas Gerais, Brasil.

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, campus Pampulha. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

 

Marger da Conceição Ventura Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba, Professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Referências

AGUIAR, Alvim Santana. Alfabetização e educação financeiras dos graduandos brasileiros e o impacto da pandemia da covid-19 em suas finanças pessoais. 2022. 39 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ASSIS, Samuel Alves; TORISU, Edmilson Minoru. Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica: uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 212-221, 2021.

BANCO DO BRASIL. Série Cidadania Financeira – Estudos sobre Educação, Proteção e Inclusão. 5. ed. Brasília: Banco Central do Brasil, 2017. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/nor/relincfin/serie_cidadania_financeira_pesquisa_infe_br_%200443_2017.pdf Acesso em: 27 dez. 2023.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n.º 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a estratégia nacional de Educação Financeira - Enef, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=7397&ano=2010&ato=253MTV65EMVpWTb17 Acesso em: 27 dez. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 14.181, de 1.º de julho de 2021. Altera a Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), e a Lei n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento. Brasília: Presidência da República, 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14181.htm Acesso em: 27 dez. 2023.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

COSTA, Vítor da. Alta global de preços traz de volta fantasma da hiperinflação em países emergentes. O que eles têm em comum? O Globo, Rio de Janeiro, 28 jul. 2022. Online. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/07/alta-global-de-precos-traz-de-volta-fantasma-da-hiperinflacao-em-paises-emergentes-veja-o-que-eles-tem-em-comum.ghtml Acesso em: 27 dez. 2023.

CUNHA, Clístenes Lopes da; LAUDARES, João Bosco. Resolução de problemas na Matemática Financeira para tratamento de questões da Educação Financeira no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 659-678, 2017.

DELVAL, Juan. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

GEWIRTZ, Sharon. Conceptualizing social justice in education: Mapping the territory. Journal of Education Policy, Londres, v. 13, n. 4, p. 469-484. 2006.

GUTSTEIN, Erick.. Eric Gutstein e a leitura e escrita do mundo com a matemática. [Entrevista cedida a] Amanda Queiroz Moura e Ana Carolina Faustino. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6, n. 12, p. 10-17, 2017.

HARTMANN, Andrei Luís B.; MARIANI, Rita de Cássia P.; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise de atividades didáticas relacionadas a séries periódicas uniformes sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 70, 2021.

HAYEK, Friedrich A. Desemprego e política monetária. Tradução de Og Francisco Leme. 2. ed. São Paulo: Instituto Rothbard Brasil, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Inflação. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php Acesso em: 14 set. 2022.

KISTEMANN JUNIOR, Marco Aurélio. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. 540 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.

ORTON, Larry. Financial literacy: Lessons from international experience. Research Report. Ottawa: Canadian Policy Research Networks Inc, 2007.

POWELL, Arthur B. A Educação Matemática Crítica na visão de Arthur Powell. [Entrevista cedida a] Edmilson Minoru Torisu. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6 n. 11, p. 7-17, 2017.

SANTOS, Bárbara Cristina M. dos; MENEZES, Adriane Melo de C.; RODRIGUES, Chang Kuo. Finanças é assunto de criança? Uma proposta de educação financeira nos anos iniciais. Revista BoEM, Joinville, v. 4. n. 7, p. 101-115, 2016.

SEIXAS, Geovânia dos Santos; SANTAROSA, Maria Cecília P.; FERRÃO, Naíma Soltau. Financial Education in EJA: Proposal of a didactic sequence in the light of the Theory Critical Meaningful Learning. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. 1-24, 2020.

SILVA, Amarildo M. da; POWELL, Arthur B. Educação Financeira na escola: a perspectiva da organização para a cooperação e desenvolvimento econômico. Boletim Gepem, Seropédica, n. 66, p. 3-19, 2015.

SILVA, Amarildo M. da; POWELL, Arthur B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC-PR, 2013.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Notas sobre aprendizagem. 2007. Não publicado.

SKOVSMOSE, Ole. Ole Skovsmose e sua Educação Matemática Crítica. [Entrevista cedida a] Amauri Jersi Ceolim e Wellington Hermann. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 1, n. 1, p. 9-20, jul./dez. 2012.

SOARES, Bruno de Paula. Inflação e desigualdade social: como o direito deve responder ao discurso econômico irresponsável do neoliberalismo. 2021. Online. Disponível em: https://www.academia.edu/51319600/INFLA%C3%87%C3%83O_E_DESIGUALDADE_SOCIAL_COMO_O_DIREITO_DEVE_RESPONDER_AO_DISCURSO_ECON%C3%94MICO_IRRESPONS%C3%81VEL_DO_NEOLIBERALISMO_INFLATION_AND_SOCIAL_INEQUITY_HOW_THE_LAW_MUST_RESPOND_TO_THE_NEOLIBERALISMS_IRRESPONSIBLE_ECONOMIC_SPEECH Acesso em: 30 dez. 2023.

VITAL, Márcio Carlos. Educação Financeira e Educação Matemática: inflação de preços. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

Publicado
2024-01-01
Como Citar
JACINTO, A. S.; TORISU, E. M.; VIANA, M. DA C. V. Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio. Revemop, v. 6, p. e202401, 1 jan. 2024.
Seção
Artigos