Ensino da matemática por meio da literatura infantil como proposta transdisciplinar

Palavras-chave: Ensino de matemática, Literatura infantil, Transdisciplinaridade, Ensino Fundamental

Resumo

Na Educação Básica, o desenvolvimento de atividades colaborativas e transdisciplinares, em componentes curriculares de áreas distintas, como por exemplo as Ciências Exatas e as Linguagens, ainda são parcas. Diante dessa problemática, este trabalho objetiva apresentar uma proposta transdisciplinar entre o ensino da matemática e a literatura infantil, a partir do livro Poemas Problemas (2012) de Renata Bueno. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, com traços exploratórios e bibliográficos. As ações interventivas foram realizadas no ano de 2023, em turmas do 6º ano, em escolas públicas do interior do Rio Grande do Norte. Como resultados, observou-se que as atividades tiveram um impacto positivo no aprendizado e interação dos alunos, articulando habilidades como a observação e a produção do gênero textual poema, a interpretação textual, o raciocínio lógico e as quatro operações matemáticas.

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Biografia do Autor

Letícia de Azevêdo Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Caicó. Atualmente é professora da rede estadual do Rio Grande do Norte, atuando na Escola Estadual Manoel Noberto.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/PT. Doutora em Educação (2002), mestra em Estudos da Linguagem (1996) e Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas (1991), todos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). 

Alyssandra Viana Fonseca, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC). Mestra em Estudos da Linguagem, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN). Graduada em Letras, Língua Portuguesa (FELCS/UFRN) pela mesma instituição (e-Tec/EAJ/UFRN).

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Publicado
2024-12-09
Como Citar
MEDEIROS, L. DE A.; CAVALCANTE, I. F.; FONSECA, A. V. Ensino da matemática por meio da literatura infantil como proposta transdisciplinar. Revemop, v. 6, p. e2024030, 9 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso