O papel da Educação Financeira no processo de Decolonialidade: um ensaio

Palavras-chave: Educação Matemática, Educação Financeira, Decolonialidade, Educação Matemática Crítica

Resumo

Desde o século XV, potências europeias lançaram-se em busca de novos domínios subjugando povos. O movimento colonial findou-se no século XX, porém perpetuou-se a colonialidade, forma hostil de dominação que sufoca o indivíduo culturalmente e oprime financeiramente. Abordaremos, neste ensaio, a questão de como a colonialidade se faz presente no Capitalismo. Propomos utilizar a Educação Matemática Crítica nas escolas, através de uma vertente, a Educação Financeira, como forma de enfrentamento. O objetivo do ensaio é provocar uma reflexão sobre preocupações atuais que envolvem a Educação Financeira e processos de decolonialidade. Para ilustrar, apresentamos uma sequência didática que visa desenvolver conceitos como orçamento, juros e investimento, numa oficina investigativa. Finalmente, os estudantes serão convidados a demonstrar seus novos projetos e estilos de vida, sendo os resultados catalogados para pesquisa de mestrado.

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Biografia do Autor

Gabriela Félix Brião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – São Paulo, SP, Brasil e Mestra em Matemática pela AssociaçãoInstituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  Professora do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

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Publicado
2024-10-09
Como Citar
TEIXEIRA JR., H.; BRIÃO, G. F. O papel da Educação Financeira no processo de Decolonialidade: um ensaio. Revemop, v. 6, p. e2024020, 9 out. 2024.
Seção
Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática