Literatura Infantil e Frações: Ampliando o Conhecimento Profissional do Professor

Palavras-chave: grupos de Estudo, Conhecimento Profissional Docente, Ensino de Frações, Literatura Infantil

Resumo

O presente estudo investiga a (re)significação dos conhecimentos profissionais de um grupo de professores em relação ao ensino de frações, utilizando a literatura infantil como recurso didático. A pesquisa qualitativa foi realizada com 15 professores de uma escola pública na Zona Norte de São Paulo. Os procedimentos metodológicos incluíram análise de dados por meio de gravações, protocolos e observação em sala de aula, seguindo os passos descritos por Bardin. Fundamentado em Shuman os resultados indicam que os professores reconheceram a importância de integrar a literatura no ensino de matemática desde os primeiros anos de escolaridade, alinhando suas práticas com as diretrizes da BNCC. O estudo evidencia o desenvolvimento do conhecimento da matéria ensinada e pode ampliar também o conhecimento pedagógico do conteúdo e curricular dos professores.

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Biografia do Autor

Mirtes de Souza Miranda, Grupo Pituca

Doutora em Educação Matemática formada pela UNIAN (2019). Mestre em Educação Matemática formada pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2014). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Cotia (2003). Cursei Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Psicomotricidade e Educação Especial. Cursei o Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Grande Dourados (2022). No Brasil, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo exerci cargos de professora, coordenadora e função de técnica no CEFAI. No Ensino Superior atuei como professora. Atualmente, trabalho no Grupo Pitruca, localizado na cidade Luanda- Angola na África, desenvolvendo trabalhos junto à Equipe Pedagógica, Terapêutica e de Formação de Professores e Coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento NeuroBrink. Como pesquisadora realizei investigações científicas com grupos de estudos com professores dentro das escolas com objetivo de promover reflexões que favorecesse o desenvolvimento profissional docente a partir de estudos que envolvem temas, como por exemplo, Campo Conceitual Aditivo, Fração, Literatura Infantil e Jogos para o ensino de Matemática.

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. De 2008 a 2022 foi professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo . Hoje é professora do Programa de Pós graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Unopar. Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
MIRANDA, M. DE S.; SILVA, A. DA F. G. Literatura Infantil e Frações: Ampliando o Conhecimento Profissional do Professor. Revemop, v. 6, p. e2024029, 28 nov. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso