E o dente ainda doía: a literatura infantil e o ensino da matemática em uma prática no 1º ano do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Literatura infantil, Ensino da matemática, Práticas pedagógicas, Anos Iniciais, Extensão

Resumo

Este artigo apresenta um diálogo entre a literatura infantil e o ensino da Matemática, e busca descrever e analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 20 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede privada no município de X. A aplicação tem vínculo com o projeto de extensão “X”, da Universidade Federal X. Como referencial teórico tem-se autores que apresentam a literatura infantil como uma possibilidade de recurso didático para o ensino da Matemática. Os resultados e análises se deram a partir das diferentes atividades desenvolvidas com a turma, no início do ano letivo de 2023. Como resultados, destacamos os alunos como protagonistas no ambiente escolar, interagindo entre si e desenvolvendo diferentes habilidades matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Winkel Elert, Colégio Sinodal Alfredo Simon

Professora. Graduação em Pedagogia (FACCAT) e Educação Especial (UFSM). Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFPEL), Neuropsicopedagogia (UNINA), Neuroaprendizagem (UNINA) e Psicomotricidade (UNINA). Mestre em Educação Matemática (UFPEL). Atualmente é professora no Colégio Sinodal Alfredo Simon. 

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Matemática pela UFPel. Acadêmica do curso de Letras-Libras e Literatura Surda pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel).

Alice Carina Venzke Redmer, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel/2003), especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2019) e especialização em Psicopedagogia pela Portal Faculdades - IES (2008). Atualmente é Professora do Colegio Sinodal Alfredo simon. 

Referências

BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre, RS: Penso, 2018.

BOHRER, Jordana Vahl; MONTOITO, Rafael; CUNHA, Aline Vieira da. A inserção do conteúdo de Grandezas e Medidas nos Anos Iniciais: um Estado do Conhecimento. Revemop, v. 5, p. e202306, 22 jul. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6878. Acesso em: 12 abr. 2024.

CADERMATORI, Ligia. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 2010.

CAMPOS, Ana Maria Antunes. O raciocínio por meio da linguagem da contação de história. In: SANTOS; Fábio Cardoso; CAMPOS, Ana Maria Antunes (Orgs.). A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro, RJ: Wak Editora, 2016. Cap. 5, p. 87-106.

CARMO, Vitor Martins; MARCO, Fabiana Fiorezi. Ensinando matemática com jogos: possibilidades e propostas. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2018.

CREPALDI, Roselene. Quem conta um conto... aumenta a cultura. In: SANTOS; Fábio Cardoso; CAMPOS, Ana Maria Antunes (Orgs.). A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro, RJ: Wak Editora, 2016. Cap. 4, p. 73-86.

FERREIRA, Guilherme Lazarini. Salas de recursos/apoio para alunos com defiência do Ensino Fundamental. In: MANRIQUE, Ana Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio (Orgs.). Desafios da Educação Matemática Inclusiva: práticas. Volume II. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2016. Cap. 4, p. 47-68.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo, SP: Paulus, 2004.

LACERDA, Cristina Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs.). Libras: aspectos fundamentais. Curitiba, PR: InterSaberes, 2019.

MENEGUELLO, Fernanda Celestino de Souza; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Entre discursos e práticas de avaliação matemática nos primeiros anos de escolarização. Revemop, v. 1, n. 1, p. 9 - 23, 1 jan. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1749. Acesso em: 12 abr. 2024.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Lemeda Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 3. ed. São Paulo, SP: Autêntica, 2021.

RAMOS, L. F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo, SP: Ática, 2009.

SANTOS; Fábio Cardoso; SILVA, Luciana Uhren Meira. A linguística no processo do contar histórias: uma contribuição para a neuroeducação. SANTOS; Fábio Cardoso; CAMPOS, Ana Maria Antunes (Orgs.). A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro, RJ: Wak Editora, 2016. Cap. 1, p. 21-39.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Lê, 1999.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce Helena Rodrigues; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo, SP: IME-USP, 2007.

Publicado
2024-12-15
Como Citar
ELERT, C. W.; GRÜTZMANN, T. P.; REDMER, A. C. V. E o dente ainda doía: a literatura infantil e o ensino da matemática em uma prática no 1º ano do Ensino Fundamental. Revemop, v. 6, p. e2024033, 15 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso