Era uma vez... o cordel na aula de Matemática

Palavras-chave: Literatura de Cordel, Ensino de Matemática, Contação de História

Resumo

Numa escola municipal, um educador muito esperto teve uma ideia brilhante. Ele queria promover um ambiente de diálogo e escuta que pudesse ajudar pessoas de todas as idades a aprender matemática. E então, o educador trouxe folhetos de cordel e mergulhou na magia das histórias rimadas. Os dados que serão utilizados para contar essa estória foram produzidos por meio de gravações e anotações em diário de campo. Os resultados desse trabalho foram incríveis! Os educandos dialogaram, refletiram, e a matemática começou a fazer parte da estória que liam. E assim, a literatura de cordel se tornou uma ponte entre os saberes da escola e os saberes do mundo, o que permitiu que todos naquela sala de aula aprendessem juntos, dialogando e refletindo sobre a matemática de uma forma diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília. 2016. Disponível em: < http:// basenacionalcomum.mec.gov.br> Acesso em 15 maio 2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides.; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário de Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 69-70.

COSSON, Rildo Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DENZIN, Norma K.; LINCOLN, Yvonna S. Introduction: the discipline and the practice of qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2005. p. 1-32.

DIAS, Thais Cardoso; VIEIRA, Jessica Luiz; SOMMER, Jussara Alves Pinheiro. O uso do Cordel no ensino de Geografia. Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA), v. 2, n. 1, 2017.

FARIAS, Keila Souza Góes. A literatura de cordel em sala de aula: formação de leitores e afirmação identitária. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Lilian Lopes Martins. 36. ed. rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Cordel: leitores e ouvintes. Autêntica, 2001.

LAVE, Jane. Do lado de fora do supermercado. In: FERREIRA LEAL, M. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002, p. 65-98.

MARINHO, Ana Cristina; PINHEIRO, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MARQUES, Francisco Cláudio Alves.; SILVA, Ezequiel Gomes. A Literatura de Cordel Brasileira: Poesia, História e Resistência. In: FERREIRA, E. A. R.; MARQUES, F. C. A.; BULHÕES, R. M. (org.). Literatura de Cordel Contemporânea – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020. p. 21-48.

MEYER, Marlyse. Autores de cordel. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

MORAES, Fabiano. Contar história com maestria: técnicas e vivências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

PEREIRA, Diego Ramon Souza. “Literatura e ensino de Sociologia na educação básica”: conectando cordel como suporte metodológico para as aulas de Sociologia no ensino médio. Anais do I Seminário Nacional de Sociologia da UFS, 2016.

ROCHA, Maria Iêda Justino da; OLIVEIRA, Rayane Maria da Silva. Literatura de cordel: um gênero poético. Pernambuco, 2014. Disponível em: < 50 http://www.academia.edu/24398529/Literatura_de_cordel_um_g%C3%AAnero_po% C3%A9tico>. Acesso em: 06 junho 2024.

SANTOS, Jabson Costa; SILVA, Jonson Ney Dias da Silva. Contribuições da Literatura de Cordel no Trabalho com Conteúdos Matemáticos na EJA. In: Anais do Encontro Pernambucano de Educação Matemática. Anais...Caruaru (PE) Web conferência, 2022.

SANTOS, Jabson Costa; DA SILVA, Jonson Ney Dias. As potencialidades do trabalho com textos de cordel na aula de Matemática da EPJAI. In: I Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino, 2023, Vitória da Conquista. Anais... I Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino – Online, 2023. v. 1. p. 1-7.

SANTOS, Jabson Costa; DA SILVA, Jonson Ney Dias; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. A Educação com Pessoas Jovens, Adultas e idosas (Epjai), a Matemática e o Cordel: a história de um encontro. Revista Educação Pública, v. 24, n. 4, 2024.

SILVA, Paulo Ricardo Moura da. Práticas escolares de letramento literário: Sugestões para leitura literária e produção textual. Vozes Acadêmica, 2022a.

SILVA, Jonson Ney Dias da Silva. Trabalhando Literatura de Cordel na Educação Matemática com Jovens e Adultos. In: CARDOSO, N. de S. (Org.) et al. Nós passarinhos, eles passarão: formação docente em ação. 21 ed. Campina Grande: Realize, 2022b, p. 796- 811.

TRIGUEIRO, Ana Nonato; SANTOS. Rodiney Marcelo Braga. Estudo dos sólidos geométricos por meio do gênero literário popular “cordel”: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de matemática. In: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019, Medellín. XV CIAEM, 2019.

ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides.; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário de Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 117-118.

Publicado
2024-12-15
Como Citar
SILVA, J. N. D. DA; CARVALHO, I. C. S. DE. Era uma vez... o cordel na aula de Matemática. Revemop, v. 6, p. e2024034, 15 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso