Da leitura à investigação Estatística: Literatura infantil e História em quadrinhos no 5º ano

Palavras-chave: Educação Estatística, Ciclo Investigativo, Letramento Estatístico, Literatura Infantil, História em Quadrinho

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar um processo interventivo utilizando a literatura infantil e a história em quadrinhos com ênfase no ciclo investigativo da pesquisa com alunos do 5º ano. Participaram do estudo quatro turmas do 5º ano do Ensino Fundamental localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco. Foram realizadas diagnoses e em seguida dois dias de intervenção utilizando livros de literatura infantil ou histórias em quadrinhos perpassando todas as fases do ciclo investigativo de Guimarães e Gitirana (2013). Constatamos que os alunos apresentaram incompreensões durante as atividades relacionadas à amostra e construção de gráficos. No entanto, após a realização de duas pesquisas em sala de aula, a primeira com a instrução da pesquisadora e a segunda de maneira autônoma, foi possível a mudança na aprendizagem dos alunos com relação aos conteúdos estatísticos ensinados durante a vivência do ciclo investigativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosura e bobices. 5.ed. São Paulo: Scipione, 2008.

ARAUJO, Franciso de Paula Santos de; TRINDADE, Anna Karla Barros da; OLIVEIRA, Lindon Johnson do Nascimento. Histórias em quadrinhos como ferramenta de contextualização de conceitos matemáticos. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE, v. 6, p. 32-41, 2019. DOI: 10.23925/2358-4122.2019v6i1p34.

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. In: PAIVA, A.; MACIEL, F. COSSON, R. (Orgs.) Coleção explorando o ensino - Literatura / Ensino Fundamental. MEC/SEB, v. 20, p. 69-106, 2010.

BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC.

CAZORLA, Irene; MAGINA, Sandra; GITIRANA, Verônica; GUIMARÃES, Gilda. (2017). Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

CORDEIRO, Nilton José Neves; MAIA, Madeline Gurgel Barreto; SILVA, Carina Brunehilde Pinto. O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 2, p. 03-20, 2019. DOI: 10.30612/tangram.v2i1.8668.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GAL, Iddo. (2002). Adults Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, Netherlands, 70 (1), 1-25.

Guimarães, Gilda; Gitirana, Verônica. (2013). Estatística no ensino fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. Borba; Monteiro (Orgs.). Processos de Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática, (93-132). Recife. Editora UFPE.

LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana Melo. Obras Complementares: cada livro, uma viagem. Brasil, Ministério da Educação, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ano 2, Unidade 7, 2012. p.33 – 38.

McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. São Paulo: M. Books, 2005.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

PERIPOLLI, Patricia Zanon; BARIN, Claudia Smaniotto. Uso pedagógico de quadrinhos no ensino de Matemática. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores a Distancia, São Carlos, 2018. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores a Distancia, São Carlos, 2018. p. 2316-8722.

SILVA, Izabela Cristina Bezerra da; ANDRADE, Amanda Regina dos Santos GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Literatura infantil e aprendizagem estatística. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII ENEM: Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019, p.1-12.

SILVA, Izabela Cristina Bezerra; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Estratégias de ensino articulando literatura infantil e estatística. In: Guimarães; Carvalho (Org.). Estatística e Probabilidade na Escola. Recife: Editora UFPE, 2021. 212-228.

SILVA, Izabela Cristina Bezerra da. Ensino e aprendizagem de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental: literatura infantil e história em quadrinhos como recursos pedagógicos. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

SMOLE, Katia Cristina Stocco. A Matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, Katia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce Helena Rodrigues; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha, STANCANELLI, Renata. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 5ª Ed. São Paulo: CAEM, 2004.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. RAMA; VERGUEIRO (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, p. 7-29, 2014.

Publicado
2024-12-24
Como Citar
SILVA, I. C. B. DA; GUIMARÃES, G. L. Da leitura à investigação Estatística: Literatura infantil e História em quadrinhos no 5º ano. Revemop, v. 6, p. e2024036, 24 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso