Diálogos com Pensadores sobre Práticas Problematizadoras para o Ensino da Matemática na Educação Infantil
Resumo
Expõe-se parte de uma pesquisa de uma professora que ensina matemática, baseada em suas experiências pessoais como aluna do ensino básico, sua formação inicial como pedagoga e atuação profissional na educação infantil, de caráter fenomenológico, e cuja seção teórica foi apresentada no formato de narrativa. Assim sendo, a revisão da literatura sobre teorias associadas com o assunto de pesquisa foi desenvolvida no formato de diálogo com pesquisadores e pensadores considerados chave para o estudo. Neste texto são apresentados os diálogos com esses autores cujas ideias e conceitos nortearam os pensamentos da pesquisadora, em um movimento de contemplação hermenêutica, acerca de suas experiências, explicando o quer fazer pedagógico e abrindo caminhos para novos questionamentos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
DOURADO, M. F. S. O ABANDONO NO OLHAR: DIÁLOGO POLIFÔNICO ENTRE OLHOS NOS OLHOS E O ABISMO PRATEADO. Scripta Alumni - Uniandrade, n. 20, 2018. ISSN: 1984-6614. 2018. https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1123
D’ AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as trações e a modernidade. 6. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHEDIN, Evandro. A pesquisa como eixo interdisciplinar no estágio e a formação do professor pesquisador-reflexivo. Olhar de Professor. 2004, 7(2). Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, p.57-76.
GONZÁLEZ, Fredy. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, ISSN 2525-8222, v. 8 n. 17 (2020), págs. 155-183. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Repertorio de Coordenadas Teórico-Conceptuales de Referencia (RCT-CR) en las Tesis del Primer Doctorado en Educación Matemática de Venezuela. Comunicación Breve (CB-1.414) presentada en el VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, realizado en Madrid, España, 10 al 14 de julio de 2017. LIBRO DE ACTAS. ISBN 978-84-945722-3-4, 69-77. Disponível in: http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB1401- 1500.pdf
HIDALGO, Belkys; GONZALEZ, Fredy Enrique. Metabolización de información: un modelo dinámico para interpretar el proceso de producción de conocimiento. Investigación y Postgrado, Caracas, v. 24, n. 1, p. 010-045, jan. 2009. Disponível em http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-00872009000100002&lng=pt&nrm=iso. acesso em: 29 set. 2022.
MENDONÇA, Letícia Peixoto de. Minhas marcas com a matemática são marcas de amor: afeto e matemática na formação inicial e trajetória profissional de uma pedagoga. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
MORIN, Edgar et al. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
NICOLESCU, Basarab. Manifiesto de la transdisciplinariedad. Mónaco: Rocher. 1996
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Revista Educação. Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
PASSEGGI, Maria da Conceição. NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA PESQUISA-FORMAÇÃO: DO SUJEITO EPISTÊMICO AO SUJEITO BIOGRÁFICO. Roteiro, [S.l.], v. 41, n. 1, p. 67–86, 2016. DOI: 10.18593/r. v41i1.9267. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 16 jul. 2021.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998.
Copyright (c) 2024 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.