Diálogos com Pensadores sobre Práticas Problematizadoras para o Ensino da Matemática na Educação Infantil

Palavras-chave: Teachers’ Narratives, Research (Auto)biographical, Mathematics Teaching, Dialogical Education, Professional Teacher Development

Resumo

Expõe-se parte de uma pesquisa de uma professora que ensina matemática, baseada em suas experiências pessoais como aluna do ensino básico, sua formação inicial como pedagoga e atuação profissional na educação infantil, de caráter fenomenológico, e cuja seção teórica foi apresentada no formato de narrativa. Assim sendo, a revisão da literatura sobre teorias associadas com o assunto de pesquisa foi desenvolvida no formato de diálogo com pesquisadores e pensadores considerados chave para o estudo. Neste texto são apresentados os diálogos com esses autores cujas ideias e conceitos nortearam os pensamentos da pesquisadora, em um movimento de contemplação hermenêutica, acerca de suas experiências, explicando o quer fazer pedagógico e abrindo caminhos para novos questionamentos.

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Biografia do Autor

Letícia Peixoto de Mendonça, Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Educação, Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de Educação Infantil, Escola Municipal Evaldo Gomes - Secretaria municipal de Educação, Monte Alegre/RN, Brasil.  

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Publicado
2024-10-21
Como Citar
MENDONÇA, L. P. DE; GONZALEZ, F. E. Diálogos com Pensadores sobre Práticas Problematizadoras para o Ensino da Matemática na Educação Infantil. Revemop, v. 6, p. e2024024, 21 out. 2024.
Seção
Artigos