Discutindo com futuros professores uma proposta didática sobre Educação Financeira através da Resolução de Problemas

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Educação Financeira, Formação Docente

Resumo

Este estudo objetivou compreender algumas das contribuições de uma Sequência Didática sobre Educação Financeira na formação docente, fundamentada através da Resolução de Problemas. E com isso, buscar desenvolver nos discentes uma gestão responsável do seu dinheiro, incentivando-o a planejar e ampliar o conhecimento sobre finanças. Assim, o presente texto trata de um estudo de natureza qualitativa, tendo como metodologia a aplicação e análise da Sequência Didática nas disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV de uma universidade. Os resultados apontam que a resolução de problemas pode ser uma aliada no processo de discussão de atividades que tratam da Educação Financeira. No que tange a formação docente, compreende-se que quando o licenciando é imerso em ambiente com atividades sobre Educação Financeira, este tende a trabalhar a temática em sua prática docente.

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Biografia do Autor

Jarlyson César Silva Pereira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Rio Grande do Norte, Brasil

Maria Maroni Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora de magistério superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil.
Letícia de Azevêdo Medeiros, Centro Educacional Monsenhor Julio Alves Bezerra (CEMJAB)
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de matemática no Centro Educacional Monsenhor Julio Alves Bezerra (CEMJAB), Assú, Rio Grande do Norte, Brasil.    

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Publicado
2025-07-11
Como Citar
PEREIRA, J. C. S.; LOPES, M. M.; MEDEIROS, L. DE A. Discutindo com futuros professores uma proposta didática sobre Educação Financeira através da Resolução de Problemas. Revemop, v. 7, p. e2025006, 11 jul. 2025.
Seção
Artigos