Pensamento Visual Geométrico — uma investigação em um minicurso/oficina
Resumo
A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou responder ao seguinte questionamento: como participantes de uma oficina didática podem desenvolver pensamento visual geométrico a partir de atividades com dobras em uma folha A4 envolvendo elementos fundamentais da geometria euclidiana plana? Para isso, delineou-se o objetivo geral: analisar o pensamento visual geométrico de participantes de uma oficina didática ao realizarem atividades com dobras em uma folha de papel e identificar elementos geométricos constantes dessas dobraduras. Os resultados mostraram que há uma limitação na visualização de retas, semirretas, segmentos de retas, reflexões, polígonos e regiões poligonais, o que caracteriza a falta de um desenvolvimento do pensamento visual geométrico na formação de professores que ensinam matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
CRESWELL, Qualitative Inquiry Research Design Choosing Among Five Approaches. London: SAGE Publications, 2013.
DA MATA, MICHELE SILVA. As representações visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES). Vila Velha - ES- 2020.
ANWAR and D JUANDI. Studies of level visual thinking in geometry. Journal of Physics: ConferenceSeries. 2020.C
MACHADO JÚNIOR, ARTHUR GONÇALVES; VIEIRA, LEANDRO DOS SANTOS; LAMIM NETTO, MANOEL DE SOUZA. Habilidades geométricas no ensino médio: um diálogo com as teorias de Hoffer e dos Van Hiele. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 4, 2022, p . 1-24.
PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A representação do espaço na criança. Tradução: Bernardina Machado de Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas , 1993.
ROAM, Dan. Desenhando negócios: Como desenvolver ideias com o pensamento visual e vencer nos negócios. Tradução: Alessandra Mussi. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
SANTIAGO, KAUANE LEMOS e CIRÍACO, KLINGER TEODORO. A Produção Científica do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) sobre o Senso Espacial na Educação Infantil. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 5, e202316, p. 1-23, 2023.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.