A criticidade em Modelagem na Educação Matemática: Vozes das pesquisas
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as diferentes abordagens e enfoques da criticidade em pesquisas desenvolvidas na área de modelagem em educação matemática no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo mapeamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e foram selecionadas para análise nove teses acadêmicas, 16 dissertações acadêmicas e 25 dissertações profissionais, publicadas de 2000 a 2022. Em relação às abordagens e enfoques da criticidade, o mapeamento revelou que grande parte dos trabalhos mapeados explicita sua fundamentação na educação matemática crítica proposta por Ole Skovsmose, assim como outros fundamentam-se no desenvolvimento do pensamento crítico de John Dewey. Destacam-se ainda aqueles que ressaltam a importância de manter uma postura crítica ao longo de todo o processo de Modelagem ou, especificamente, em algumas de suas etapas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; BRITO, Dirceu dos Santos. O conceito de função em situações de Modelagem. Zetetiké, Campinas, v. 13, n. 23, p. 63-83, 2005.
ARAÚJO, Jussara de Loiola. Cálculo, tecnologias e modelagem matemática: as discussões dos alunos. 2002. 173 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Mathematical Modelling in Classroom: a socio-critical and discursive perspective. ZDM, Cham, v. 38, n. 3, p. 293-301, 2006.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BEAN, Dale. Modelagem: uma conceituação criativa da realidade. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO, 4., 2009, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: UFOP, 2009. p. 90-104.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2003.
BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.
BURAK, Dionísio; KLÜBER, Tiago Emanuel. Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 2, p. 93-106, 2008.
CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 33-54, 2009.
CAVALCANTI, José Dilson Beserra. A noção de relação ao saber: História e Epistemologia, panorama do contexto francófono e mapeamento de sua utilização na literatura científica brasileira. 2015. 428 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FIORENTINI, Dario; GRANDO, Regina Célia; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; CRECCI, Vanessa Moreira; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de; COSTA, Marina Carravero. O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, Dario; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas: UNICAMP, 2016. p. 17-41.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
JACOBINI, Otávio Roberto. A modelagem matemática como instrumento de ação política na sala de aula. 2004. 225 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
KAISER, Gabriele; SRIRAMAN, Bharath. A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. ZDM, Cham, v. 38, n. 3, p. 302-310, 2006.
KLÜBER, Tiago Emanuel; BURAK, Dionísio. Concepções de Modelagem Matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 17-34, 2008.
LOPES, Aldo Peres Campos. Contrapondo a ideologia da certeza por meio do conhecimento reflexivo na Modelagem Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 37, n. 77, p. 936-957, 2023.
LOPES, Aldo Peres Campos. Formação de professores e a Modelagem Matemática na perspectiva crítica: um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 6, n. 2, p. 121-149, 2024.
LOPES, Aldo Peres Campos; PACHECO, João Vítor Pena. Panorama das pesquisas brasileiras em Modelagem Matemática no Ensino Superior pela perspectiva da Educação Matemática Crítica. Alexandria, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 181-212, 2023.
LOPES, Aldo Peres Campos; REIS, Frederico da Silva. Teaching Modeling via Google Meet: a new perspective on Mathematics. Zetetiké, Campinas, v. 31, n. 1, p. 1-16, 2024.
MENEZES, Rhômulo Oliveira; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Um mapeamento de pesquisas sobre atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma online. Revemop, Ouro Preto, v. 3, n. 1, p. 1-16, 2021.
ROCHA, André Luiz; PINTO, Marcia Maria Fusaro. A Modelagem Matemática na educação como recurso na formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental. Revemop, Ouro Preto, v. 2, n. 1, p. 1-28, 2020.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2008.
Copyright (c) 2025 Messias Santos de Morais, Frederico da Silva Reis, Aldo Peres Campos e Lopes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.