Lesson Study in Mathematics teacher training actions: reflections from a class in the 6th year

Keywords: Lesson Study, Teacher training, Mathematics teaching

Abstract

In the present study we seek to evidence a Classroom Study, which was developed in 2019 with a teacher who teaches Mathematics in the 6th year of Elementary School at a municipal school in the city of São Paulo. It is a qualitative approach of an interpretative nature. For the structure of the data collection process, we use triangulation. As a result, we observed that the training methodology Lesson Study enabled advances in teachers' practices by carrying out a more theoretically grounded planning based on the handling and study of documents and curricular materials of the Municipal Network of São Paulo.

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Author Biographies

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), campus Liberdade. Professor da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968, 1967), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000, 2004). Desde 2005 é professora titular dos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Desde 2012 coordena o Programa de Ensinio de Ciências (mestrado e doutorado- Conceito 6 na CAPES). Coordena Também um Projeto Dinter que se iniciou em 2017 com o Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto. 
Coordena ainda o GT1 da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e faz parte do CND - Conselho Nacional Executivo dessa sociedade. Em 2016 foi coordenadora da comissão local para organização do XII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática realizado na Universidade Cruzeiro do Sul e em 2019 foi coordenadora do comitê científico do EBRAPEM realizado na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tem experiência na área de Educação Matemática, tanto em sua atuação profissional como na pesquisa com ênfase em Formação de Professores,Ensino e Aprendizagem de Matemática, Currículo, Avaliação. 
Nos últimos anos atuou como assessora para equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na elaboração de Currículo de Matemática (SME) e de materiais curriculares (SME, SEE) e para o INEP/MEC. 
Atuou como assessora no Núcleo Técnico de Currículo da SME de 2017 a 2019 e, nessa época, coordenou a reformulação para atualização do Currículo de Matemática do Ensino Fundamental e da EJA, em função da BNCC, junto a um GT formado por professores em atuação.Foi leitora crítica do Currículo de Matemática do Ensino Médio da referida Secretaria em 2020. 
Em 2018 passou a ser consultora da UNESCO em um projeto piloto de pesquisa e formação de professores para implementação curricular em parceria com a SME, desenvolvido em 2019, no âmbito do Edital Pro doc que originou vários relatórios de pesquisa.
Atuou em 2018 e 2019 como assessora no Instituto Ayrton Senna e em 2018 na Secretaria Municipal de Teresina, Piauí para reformulação do currículo da referida cidade. 
Participa de comitês científicos de vários periódicos da área.

Suzete de Souza Borelli, Secretaria Municipal de Educação

Doutora em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), campus Liberdade. Professor da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

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SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens: Matemática: volume único. versão professor. São Paulo: SME/COPED, 2019.

Published
2020-12-07
How to Cite
MARTINS, P. B.; CURI, E.; BORELLI, S. DE S. Lesson Study in Mathematics teacher training actions: reflections from a class in the 6th year. Revemop, v. 2, p. e202023, 7 Dec. 2020.
Section
Article