Estudos de Aula nas ações de formação de professores de Matemática: reflexões de uma aula no 6º ano

Palavras-chave: Estudo de Aula, Formação de professores, Ensino de Matemática

Resumo

No presente estudo buscamos evidenciar um Estudo de Aula, que foi desenvolvido no ano de 2019 com um professor que ensina Matemática no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa de cunho interpretativo. Para a estrutura do processo de obtenção de dados recorremos à triangulação. Como resultados, observamos que a metodologia de formação Estudos de Aula possibilitou avanços nas práticas dos professores ao realizar um planejamento mais fundamentado teoricamente a partir do manuseio e estudo dos documentos e materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo.

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Biografia do Autor

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), campus Liberdade. Professor da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968, 1967), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000, 2004). Desde 2005 é professora titular dos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Desde 2012 coordena o Programa de Ensinio de Ciências (mestrado e doutorado- Conceito 6 na CAPES). Coordena Também um Projeto Dinter que se iniciou em 2017 com o Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto. 
Coordena ainda o GT1 da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e faz parte do CND - Conselho Nacional Executivo dessa sociedade. Em 2016 foi coordenadora da comissão local para organização do XII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática realizado na Universidade Cruzeiro do Sul e em 2019 foi coordenadora do comitê científico do EBRAPEM realizado na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tem experiência na área de Educação Matemática, tanto em sua atuação profissional como na pesquisa com ênfase em Formação de Professores,Ensino e Aprendizagem de Matemática, Currículo, Avaliação. 
Nos últimos anos atuou como assessora para equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na elaboração de Currículo de Matemática (SME) e de materiais curriculares (SME, SEE) e para o INEP/MEC. 
Atuou como assessora no Núcleo Técnico de Currículo da SME de 2017 a 2019 e, nessa época, coordenou a reformulação para atualização do Currículo de Matemática do Ensino Fundamental e da EJA, em função da BNCC, junto a um GT formado por professores em atuação.Foi leitora crítica do Currículo de Matemática do Ensino Médio da referida Secretaria em 2020. 
Em 2018 passou a ser consultora da UNESCO em um projeto piloto de pesquisa e formação de professores para implementação curricular em parceria com a SME, desenvolvido em 2019, no âmbito do Edital Pro doc que originou vários relatórios de pesquisa.
Atuou em 2018 e 2019 como assessora no Instituto Ayrton Senna e em 2018 na Secretaria Municipal de Teresina, Piauí para reformulação do currículo da referida cidade. 
Participa de comitês científicos de vários periódicos da área.

Suzete de Souza Borelli, Secretaria Municipal de Educação

Doutora em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), campus Liberdade. Professor da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

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Publicado
2020-12-07
Como Citar
MARTINS, P. B.; CURI, E.; BORELLI, S. DE S. Estudos de Aula nas ações de formação de professores de Matemática: reflexões de uma aula no 6º ano. Revemop, v. 2, p. e202023, 7 dez. 2020.
Seção
Artigos