Afrofuturist ideas that may be present in Ubiratan D’Ambrosio’s Ethnomathematics Program

Keywords: Afrofuturism, Ethnomathematics Program, Diversity, Ethics of Diversity

Abstract

The research, in seeking to answer the following question: what connections can be found between Afrofuturism and the dimensions of the Ethnomathematics Program? investigates Ethnomathematics as a research program, considering its six dimensions to weave approximations with Afrofuturism in its four main characteristics: ancestry, respect for differences, empowerment and possible future. The research had a qualitative approach of bibliographic nature. The partial results highlight possible connections of the Ethnomathematics Program, regarding the concept of ethics of diversity, based on three principles: respect for others; solidarity; cooperation, which dialogues with the characteristics of Afrofuturism and can serve as a starting point for the construction of alternative futures, from empowerment based on planetary citizenship, with respect for differences as a touchstone.

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Author Biographies

Helena do Socorro Campos da Rocha, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS BELÉM

Pedagoga, Mestre em Ensino, Membro do NEAB IFPA campus Belém, Professora das disciplinas Educação para Relações Etnicorraciais, Psicologia da Aprendizagem, Didática, Prática de Ensino no IFPA campus Belém atrelada ao Departamento de Formação de Professores - DEPRO

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará UFPA

é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará
(UFPA), atuando como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1C do CNPq. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP Rio Claro. Graduado em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela UFPA e especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA. É Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM); criador e coordenador do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat (www.crephimat.com.br). Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática.

Cristina Lúcia Dias Vaz, Universidade Federal do Pará UFPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorados realizados na Universidade Estadual de Campinas (2005) e na Universidade de Sevilla -ES (2007). Atualmente é diretora da editora universitária EditAedi, Líder do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, intitulado Ciência, Tecnologia e Arte, diretora adjunta - Núcleo de Inovação em tecnologias aplicadas a ensino e extensão e professora associada da Universidade Federal do Pará. Docente do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de Allan-Cahn e Cahn Hilliard e equações de Navier-Stokes. Na área de ensino atua principalmente em tecnologia inovadoras no ensino superior, metodologia ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e aprendizagem criativa em Matemática e Arte. Poetisa premiada no curso nacional Carlos Drummond de Andrade. Professora homenageada na exposição "Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira" exibida no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas.

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Published
2024-10-09
How to Cite
ROCHA, H. DO S. C. DA; MENDES, I. A.; VAZ, C. L. D. Afrofuturist ideas that may be present in Ubiratan D’Ambrosio’s Ethnomathematics Program. Revemop, v. 6, p. e2024012, 9 Oct. 2024.
Section
Decolonial Proposals and Actions with Mathematics Education