As ideias afrofuturistas que podem estar presentes no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio

Palavras-chave: Afrofuturismo, Programa Etnomatemática, Diversidade, Ética da Diversidade

Resumo

A pesquisa, ao buscar responder à seguinte questão: que conexões podem ser encontradas entre o Afrofuturismo e as dimensões do Programa Etnomatemática? investiga a Etnomatemática como um programa de pesquisa, considerando suas seis dimensões para tecer aproximações com o Afrofuturismo em suas quatro características principais: ancestralidade, respeito às diferenças, empoderamento e futuro possível. A pesquisa teve abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados parciais evidenciam possíveis conexões do Programa Etnomatemática, quanto ao conceito de ética da diversidade, assentadas em três princípios: respeito ao outro; solidariedade; cooperação, o que dialoga com as características do Afrofuturismo e pode servir como ponto de partida para a construção de futuros alternativos, a partir do empoderamento baseado em uma cidadania planetária, tendo como pedra de toque o respeito às diferenças.

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Biografia do Autor

Helena do Socorro Campos da Rocha, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS BELÉM

Pedagoga, Mestre em Ensino, Membro do NEAB IFPA campus Belém, Professora das disciplinas Educação para Relações Etnicorraciais, Psicologia da Aprendizagem, Didática, Prática de Ensino no IFPA campus Belém atrelada ao Departamento de Formação de Professores - DEPRO

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará UFPA

é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará
(UFPA), atuando como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1C do CNPq. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP Rio Claro. Graduado em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela UFPA e especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA. É Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM); criador e coordenador do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat (www.crephimat.com.br). Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática.

Cristina Lúcia Dias Vaz, Universidade Federal do Pará UFPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorados realizados na Universidade Estadual de Campinas (2005) e na Universidade de Sevilla -ES (2007). Atualmente é diretora da editora universitária EditAedi, Líder do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, intitulado Ciência, Tecnologia e Arte, diretora adjunta - Núcleo de Inovação em tecnologias aplicadas a ensino e extensão e professora associada da Universidade Federal do Pará. Docente do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de Allan-Cahn e Cahn Hilliard e equações de Navier-Stokes. Na área de ensino atua principalmente em tecnologia inovadoras no ensino superior, metodologia ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e aprendizagem criativa em Matemática e Arte. Poetisa premiada no curso nacional Carlos Drummond de Andrade. Professora homenageada na exposição "Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira" exibida no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas.

Referências

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Publicado
2024-10-09
Como Citar
ROCHA, H. DO S. C. DA; MENDES, I. A.; VAZ, C. L. D. As ideias afrofuturistas que podem estar presentes no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Revemop, v. 6, p. e2024012, 9 out. 2024.
Seção
Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática