Clube de leitura de popularização da matemática para o engajamento de estudantes do ensino médio em matemática

  • Gabriella Mariana Rodrigues Pinto Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural
  • Mateus Gianni Fonseca Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural https://orcid.org/0000-0002-3373-2721

Abstract

Trata-se de pesquisa cujo objetivo foi analisar efeitos de um clube de leitura de popularização da matemática junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal, em especial quanto a motivação e ansiedade em matemática. Para isso, empreendeu-se pesquisa mista, utilizando-se de dois testes: um de motivação em matemática; e um de ansiedade em matemática. Além disso, procedeu-se com uma roda conversa, de modo a oportunizar que os estudantes imprimissem seus sentimentos em relação à dinâmica oferecida durante o clube de leitura. Por resultados, houve aumento na motivação em matemática e redução da ansiedade em matemática dos estudantes, o que contribui para a área da Educação Matemática, uma vez que evidencia uma associação entre literatura e matemática que permite empreender diferentes práticas pedagógicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriella Mariana Rodrigues Pinto, Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural

Graduada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Campus Estrutural.

Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural
Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Campus Estrutural, Brasília, DF, Brasil.

References

ALVES, Carlos; SILVEIRA, Tiago. Motivação para estudar matemática: o desafio constante em manter o aluno interessado nas aulas. Maiêutica: ensino de física, v. 4 n. 1, 2016. Disponível em:, 2016. Acesso em 09/06/2023.

BERLINER, Mônica Reis; ELLIOT, Lígia Gomes. Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional: como avaliar as deficiências educacionais de jovens adultos no Brasil. Meta: Avaliação, v.3, n.7, 2011. Disponível em , 2011. Acesso em 06/06/2023.

CAMPUS, Ana Maria Antunes; MANRIQUE, Ana Lúcia. Ansiedade Matemática. Revista de produção discente em educação matemática, v.11, n.2, 2022. Disponível em , 2022. Acesso em 09/06/2023.

CARLINI, Elisângela Miranda Pereira, CAVALARI, Mariana Feiteiro. As funções didáticas da história da matemática nos livros didáticos de matemática nos livros didáticos de matemática do ensino médio, Hipátia, São Paulo, v.2, n.2, 2017. Disponível em . Acesso em 05/11/2023.

CIPOLA, Michelle Aparecida; MARTINS, Vitória Sanchez; CASSIANO, Rafaela Guilherme Monte. As causas de ansiedade em crianças no processo de ensinoaprendizagem, 2020. Disponível em . Acesso em 09/06/2023.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, Grupo A, 2021. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2023.

FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes; JÚNIOR, Guataçara dos Santos. Reflexões: alfabetização, letramento e numeramento matemático, 2015. Revist Práxis, v.7,n.13,2015. Disponível em <, 2015. Acesso em 06/06/2023.

GASPERI, Wlasta Nadieska Hüffner.; PACHECO, Edilson Roberto. A história da matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação. Disponível em , 2018. Acesso em 11/06/2023.

GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Barueri- SP, Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559771653. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2023.

GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino, 2007. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em . Acesso em 28/05/2023.

GUÉRIOS, Ettiène; LIGESKI, Arivana Izabel Stanski. Resolução de problema em matemática na educação básica: problema em matemática ou em linguagem? Disponível em , 2013. Acesso em 06/06/2023.

MENDES, Alessandra Campanini. Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção, 2016 Tese (Doutorado em psicologia) -- Universidade Federal de São Carlos, 2016. Disponível em: , 2016. Acesso em: 28/05/2023.

RIBEIRO, Vera Masagão ; FONSECA, Maria Da Conceição Ferreira Reis. Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento, Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 45, p. 147-168, jan./abr. 2010. Disponível em , 2010. Acesso em 11/06/2023.

RIBEIRO, Vera Masagão; SOARES, Tufi Machado. Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares. Disponível em:, 2008. Acesso em 06/06/2023.

RICARDO, Ana Filipa; MATA, Lourdes; MONTEIRO, Vera; PEIXOTO, Francisco. Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com percepção de clima de sala de aula. ACTAS do 12º COLÓQUIO de PSICOLOGIA e EDUCAÇÃO, 2012. Disponível em , 2012. Acesso em: 19/06/2023.

ROEDEL, Tatiana. A importância da leitura e da literatura no ensino da matemática. 2016. Disponível em . XXEBRAPEM, Curitiba- PR, 12 a 14 de novembro de 2016, 2016. Acesso em 05/11/2023.

SILVA, Marcos Guilherme Moura; NETO João Bento Torres; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Bases Neurais da Ansiedade Matemática: implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: . 2020. Acesso em: 19/06/2023.

SOUSA, T.; MONTEIRO, V.; MATA, L.; PEIXOTO, F. Motivação para a Matemática em alunos do Ensino Secundário Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro de 2010. Disponível em: , 2010. Acesso em 11/06/2023.

SOUZA, Jailma Gomes de. Analfabetismo funcional em matemática no ensino médio: o caso do município de Itaporanga. 2012 TCC (Matemática). Disponível em , 2012. Acesso em 11/06/2023.
Published
2024-12-11
How to Cite
PINTO, G. M. R.; FONSECA, M. G. Clube de leitura de popularização da matemática para o engajamento de estudantes do ensino médio em matemática. Revemop, v. 6, p. e2024031, 11 Dec. 2024.
Section
Mathematics and Literature: different times, different writings and different us