Clube de leitura de popularização da matemática para o engajamento de estudantes do ensino médio em matemática
Resumen
Trata-se de pesquisa cujo objetivo foi analisar efeitos de um clube de leitura de popularização da matemática junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal, em especial quanto a motivação e ansiedade em matemática. Para isso, empreendeu-se pesquisa mista, utilizando-se de dois testes: um de motivação em matemática; e um de ansiedade em matemática. Além disso, procedeu-se com uma roda conversa, de modo a oportunizar que os estudantes imprimissem seus sentimentos em relação à dinâmica oferecida durante o clube de leitura. Por resultados, houve aumento na motivação em matemática e redução da ansiedade em matemática dos estudantes, o que contribui para a área da Educação Matemática, uma vez que evidencia uma associação entre literatura e matemática que permite empreender diferentes práticas pedagógicas.
Descargas
Citas
BERLINER, Mônica Reis; ELLIOT, Lígia Gomes. Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional: como avaliar as deficiências educacionais de jovens adultos no Brasil. Meta: Avaliação, v.3, n.7, 2011. Disponível em
CAMPUS, Ana Maria Antunes; MANRIQUE, Ana Lúcia. Ansiedade Matemática. Revista de produção discente em educação matemática, v.11, n.2, 2022. Disponível em
CARLINI, Elisângela Miranda Pereira, CAVALARI, Mariana Feiteiro. As funções didáticas da história da matemática nos livros didáticos de matemática nos livros didáticos de matemática do ensino médio, Hipátia, São Paulo, v.2, n.2, 2017. Disponível em
CIPOLA, Michelle Aparecida; MARTINS, Vitória Sanchez; CASSIANO, Rafaela Guilherme Monte. As causas de ansiedade em crianças no processo de ensinoaprendizagem, 2020. Disponível em
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, Grupo A, 2021. Disponível em:
FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes; JÚNIOR, Guataçara dos Santos. Reflexões: alfabetização, letramento e numeramento matemático, 2015. Revist Práxis, v.7,n.13,2015. Disponível em <
GASPERI, Wlasta Nadieska Hüffner.; PACHECO, Edilson Roberto. A história da matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação. Disponível em
GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Barueri- SP, Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559771653. Disponível em:
GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino, 2007. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em
GUÉRIOS, Ettiène; LIGESKI, Arivana Izabel Stanski. Resolução de problema em matemática na educação básica: problema em matemática ou em linguagem? Disponível em
MENDES, Alessandra Campanini. Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção, 2016 Tese (Doutorado em psicologia) -- Universidade Federal de São Carlos, 2016. Disponível em:
RIBEIRO, Vera Masagão ; FONSECA, Maria Da Conceição Ferreira Reis. Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento, Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 45, p. 147-168, jan./abr. 2010. Disponível em
RIBEIRO, Vera Masagão; SOARES, Tufi Machado. Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares. Disponível em:
RICARDO, Ana Filipa; MATA, Lourdes; MONTEIRO, Vera; PEIXOTO, Francisco. Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com percepção de clima de sala de aula. ACTAS do 12º COLÓQUIO de PSICOLOGIA e EDUCAÇÃO, 2012. Disponível em
ROEDEL, Tatiana. A importância da leitura e da literatura no ensino da matemática. 2016. Disponível em
SILVA, Marcos Guilherme Moura; NETO João Bento Torres; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Bases Neurais da Ansiedade Matemática: implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Disponível em:
SOUSA, T.; MONTEIRO, V.; MATA, L.; PEIXOTO, F. Motivação para a Matemática em alunos do Ensino Secundário Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro de 2010. Disponível em:
SOUZA, Jailma Gomes de. Analfabetismo funcional em matemática no ensino médio: o caso do município de Itaporanga. 2012 TCC (Matemática). Disponível em
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.