Educación Financiera en el Curso Técnico en Ciencia Animal Integrado al Bachillerato: Contribución a la Integración Curricular
Resumen
Este artículo tuvo como objetivo investigar cómo la Educación Financiera puede contribuir a la integración curricular en el Curso Técnico Integrado en Zootecnia. Se trata de una investigación cualitativa,la recolección de datos se realizó mediante un trabajo de campo sistemático. El lugar para esta investigación fue el campus Rio Pomba del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Cuatro participantes del estudio fueron elegidos como participantes de la investigación, según el análisis del Proyecto Pedagógico del Curso. Los resultados de este estudio indican que los docentes creen que la Educación Financiera puede contribuir a la formación crítica y emancipadora de los estudiantes.
Descargas
Citas
AMORIM, Vitor. O ensino de Matemática Financeira: do livro didático ao mundo real. Sociedade Brasileira de Matemática, 2016.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação Em Questão, 52(38), 61-80. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70 ed. Lisboa, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversa com Riccardo Mazzeo. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Vida a crédito: conversas com Citlali Rovirosa Madrazo. Tradução Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF, dispõe sobre sua gestão e dá outras providências. DOU Diário Oficial da União publicado no D.O.U de 23 de dezembro de 2010.
BRASIL. Deliberação nº 19, de 16 de maio de 2017. Estabelece diretrizes para o Programa Educação Financeira nas Escolas, durante a vigência do programa e ações de Educação Financeira no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). DOU Diário Oficial da União publicado no D.O.U de 28 de fev. de 2018.
BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União publicado no D.O.U de 21 de set. de 2012.
CARVALHO, Marcos Pavani de. Um estudo da inserção de estudantes da licenciatura em matemática no contexto da escola pública: contribuições do PIBID. 2016. Tese de doutorado (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática). Coordenadoria de Pós-graduação. Universidade Anhanguera de São Paulo, 2016.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa CNC endividamento e inadimplência do consumidor: disponível em: http://cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-janeiro-0. Acesso em 04 fev. 2020.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. São Paulo: Autores Associados, 2009.
FRIGOTTO. Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
IBGE. Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM. Disponível em: Disponível em: economicas/agricultura-e-pecuaria/9107-producao-da-pecuaria-municipal.html?=&t=resultados. Acesso em: 23 set. 2019.
KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências De Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
MOREIRA, Marco Antonio.; ROSA, Paulo Ricardo. Pesquisa em ensino: métodos qualitativos e quantitativos. Porto Alegre: Instituto de Física, Ufrgs, 2016. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/Subsidios11.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008. Disponível em: http://200.189.113.133/det/arquivos/File/TEXTOS/Concepcao- do-ensino-medio-integrado-MARISE-RAMOS.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, 2000.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2017.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite a educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2014.
VIEIRA, Elvira Rocha. Aspectos econômicos e sociais do complexo agronegócio cavalo no estado de Minas Gerais. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.