La producción científica del Encuentro Nacional de Educación Matemática (ENEM) sobre Sentido Espacial en Educación Infantil

Palabras clave: Mapeo, ENEM, Matemáticas en la Educación Infantil, Geometría

Resumen

Compartimos los resultados de una investigación cuyo objetivo fue mapear trabajos publicados en el Encuentro Nacional de Educación Matemática (ENEM), específicamente aquellos que abordan el sentido espacial de los niños pequeños, con miras a identificar sus contextos, objetivos, principales resultados y conclusiones. Adotamos uma abordagem qualitativa cujo o método é do tipo "Estado da Arte", seguindo os pressupostos de Ferreira (2002), para quem o mapeamento significa, dentre as inúmeras percepções, também o fato de delimitar o tempo e espaço em determinados eventos ou base de dados. Sostenemos que el currículo de Matemáticas en Educación Infantil debe incorporar contextos del mundo real y esto, además de las nociones de números, sistema de numeración y medidas, debe involucrar nociones vinculadas a la Geometría, área de suma relevancia para el desarrollo. del pensamiento matemático.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Kauane Lemos Santiago, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio, de Mesquita Filho" (FCT/UNESP), campus Presidente Prudente-SP. Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

Citas

ALENCAR, Edvonete Souza de; CUNHA Aldrin Cleyde da; MAMORE Juscier; RIBEIRO Miguel. "Era Uma Vez um Tatu Bola": Análise de uma História Infantil para o Ensino de Localização. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM: Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: Interfaces entre pesquisas e salas de aula. p.1-10, jul.2019.

ALVES, André Luciano; DENSE, Lisiane Stein. A importância de trabalhar a matemática na educação infantil. In: II CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Taquara, Anais. p. 1- 12, ago. 2019.

AZEVEDO, Priscila Domingues de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 2012. 241f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. UFSCar, São Carlos.

BARGUIL, Paulo Meireles. Fiplan: Recurso Didático para o Ensino e a Aprendizagem de Geometria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. São Paulo, Anais ...X ENEM: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, p. 1-10. jul. 2016.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica – Brasil: 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

CARAM, Adriana Maria; AZEVEDO, Priscila Domingues De. Tangram - O mundo em sete peças: Uma experiência com crianças de 5 a 6 anos. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasília, On-line, Anais ... XIV ENEM: Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D' Ambrosio. p.1-8. 2022

CARRAHER, Teresinha Nunes. Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

CIRÍACO, Klinger Teodoro. APRESENTAÇÃO - Entre o Idioma das Árvores e o Perfume do Sol. In: AZEVEDO, Priscila Domingues de; CIRÍACO, Klinger Teodoro (Orgs.). Outros olhares para a Matemática: experiências na Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p.15-18.

CIRÍACO, Klinger Teodoro. Conhecimentos e práticas de professores que ensinam Matemática na infância e suas relações com ampliação do Ensino Fundamental. 2012. 334f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". FCT/UNESP, Presidente Prudente.

CRUZ, Hilda Souza da; SANTOS-WAGNER, Vânia Maria Pereira dos. Orientação espacial na literatura infantil "João e Maria". In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Brasília, Anais ... XIV ENEM Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrósio. p.1-10, jul.2022.

FAINGUELERNT, Estela. Kaufman. Educação Matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FAZOLO, Elaine. Políticas de atendimento à infância no Brasil: entre proposições e perspectivas. In: CARVALHO, Mercedes; BAIRRAL, Marcelo Almeida. (Orgs.). Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. p. 31-52.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FERREIRA, Sueli. 2001. Imaginação e linguagem no desenho da criança. 2ª ed. Campinas, Papirus.

FUENTES, Giselle Fernandes. A comunicação e a representação do espaço por crianças de 5 e 6 anos: algumas considerações. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, São Paulo, Anais ... XII ENEM. p.1-11 jul.2016.

FÜRKOTTER, Mônica; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A Geometria da Tartaruga: uma introdução à Linguagem LOGO. Anais ... 4º SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA, Presidente Prudente, p. 1-29. 2009.

GUERGOLET, Viviane Alves. Explorando as Formas Geométricas na Educação Pré-Escolar. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Brasília, Anais ... XIV ENEM Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrósio. p.1-8, jul.2022.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1984.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LILLARD, Paula Polk. Método Montessori: uma introdução para pais e professores. Barueri: Editora Manole, 2017.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na Educação Infantil. 2003. 281f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

LOPES, Izabel Antunes de Sousa. Significações de Simetria na Educação Infantil e Ensino Fundamental: A figura da bailarina. Anais ... XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Cuiabá: Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: Interfaces entre pesquisas e salas de aula, p. 1-10. jul. 2019.

LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2 ed. ver. Campinas: Autores Associados, 2006.

LORENZATO, Sergio. Porque não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, v. 3, n. 4, p. 3-13, 1995.

LUQUET, George Henri. Less dessins d’um enfant. Paris: Libraire Félix Alcan, 1927.

MACHADO, Iizaltina de Lurdes. Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo. São Paulo: Pioneira. 1986.

MARCON, Rosana Aparecida Marcon; BURGO Ozilia Geraldini. A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: uma contribuição da geometria. Anais ... VI MOSTRA INTERNA DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Anais. p.1-19, out. 2012.

MONTOITO, Rafael; LEIVAS, José Carlos Pinto. A representação do espaço na criança, segundo Piaget: Os processos mentais que a conduzem à formação da noção do espaço euclidiano. VIDYA, v. 32, n. 2, p.21-35, jul./dez., 2012.

MURAKAMI, Cristiane; FRANCO, Valdeni Soliani. Relações Topológicas na Educação Infantil: o que conhece o professor? Anais ... XII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Rio Claro, p.1-10, 2008.

NASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito; TORTORA, Evandro; SILVA, Gilmara Aparecida da; SANDER, Giovana Pereira; MORAIS, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos; PIROLA, Nelson Antonio; YAMADA, Thais Regina Ueno. A geometria e o ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. Brasília: MEC, SEB, 2014. p.10-17.

NUNES, Enia Figueredo; RIBEIRO, Cristiane Moreira; SENA, Luciana Souza. Compor E Decompor Imagens: Possíveis Interações na Educação Infantil com a Geometria. Anais ...X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Salvador, p. 1-10. jul.2010.

OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Localização, Orientação e Representação Espaciais em Livros Didáticos da Educação Infantil. Anais ... XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, São Paulo, p. 1-12. jul.2016.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. O currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? Anais ... I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, Belo Horizonte, Anais. p. 1-14, nov. 2010.

PAGANELLI, Tomoko Lyda. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo, Contexto 2007. p. 43–70.

PAVANELLO, Regina. O abandono do ensino de geometria no Brasil: causas e conseqüências. Revista Zetetiké. Campinas, ano 1, nº 1, 1993. p.7-17.

PEREIRA, Lilian Alves; CALSA Geiva Carolina. Tomada de consciência: possibilidade de prevenção de dificuldades na construção do espaço topológico em alunos de Educação Infantil. Rev. Psicopedagogia, 30(93), p. 177-188, 2013.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre, RS: Artmed, 1993.

RIBEIRO, Caroline de Paula; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. O método Montessori no ensino e aprendizagem da geometria na educação infantil. Anais ... XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Cuiabá, p.1-13, jul. 2019.

SAIZ, Irma Elena. A direita de quem? Localização espacial na Educação Infantil e séries iniciais. In: PANIZZA, Mabel. (Org.). Ensinar Matemática na Educação Infantil e séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011. p.143-168.

SALGADO, Silvana de Almeida. Sentido Espacial em Livro Didático para professores de Educação Infantil. Anais ...XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasília, On-line, Anais do XIV ENEM: Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D' Ambrosio. p.1-10. 2022.

SENNA, Alexsandra Lucia; GOMES, Dayane de Souza. O pensamento infantil: senso numérico e espacial. Anais ... In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Curitiba, p.1-11, jul. 2013.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

TAMASHIRO, Roberta dias da Cruz; SANTOS, Raquel Soares dos; MIRANDA, Rebeca Souza de. Tá Pronto, Seu Lobo? E a Matemática, vem junto também? Anais ... XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasília, On-line, Anais do XIV ENEM: Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D' Ambrosio. p.1-8. 2022.

TORTORA, Evandro. O lugar da Matemática na Educação Infantil: um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças. 2019. 222f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Bauru.

VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. Padrões no ensino e aprendizagem da Matemática: propostas curriculares para o ensino básico. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2009.

VAN DE WALLE, John. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VILELA, Bia. Os três porquinhos. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

Publicado
2023-12-23
Cómo citar
SANTIAGO, K. L.; CIRÍACO, K. T. La producción científica del Encuentro Nacional de Educación Matemática (ENEM) sobre Sentido Espacial en Educación Infantil. Revemop, v. 5, p. e202316, 23 dic. 2023.
Sección
Artículo