El libro Introducción al Cálculo de D'Ambrosio: precursor del precálculo?
Resumen
El artículo aborda la continuidad de la enseñanza de las matemáticas entre el nivel secundario y superior. En particular, analiza las relaciones entre la matemática elemental y el Cálculo Diferencial e Integral - CDI. Para ello, utiliza documentos del Archivo Personal APUA – Ubiratan D'Ambrosio, tomando la obra “Introducción al Cálculo”, escrita por Nicolau y Ubiratan D'Ambrosio en la década de 1970. Concluye, luego de analizar la relación entre matemáticas elementales y los elementos de cálculo incluidos en el libro, que el trabajo constituyó una propuesta precursora de materias creadas posteriormente, en los cursos de pregrado en Matemáticas, con miras a la preparación para el CDI.
Descargas
Citas
ALÉSSIO, Amanda. A importância do cálculo diferencial e integral para a formação do professor de matemática da educação básica. 2019. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente.
BARROS, Luiz Eduardo Wanderley Buarque de. Cálculo: um estudo de suas aplicações às áreas financeira e econômica. 2013. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
BRASIL. Decreto-Lei n. 3.454, de 24 de julho de 1941. Dispõe sobre a realização simultânea de cursos nas faculdades de filosofia, ciências e letras. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-3454-24-julho-1941-413403-publicacaooriginal-1-pe.html; acesso em: 13 fev. 2019.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 292, aprovado em 14 de novembro de 1962. Dispõe sobre matérias pedagógicas para a licenciatura. Documenta. Brasília, n. 10, p. 95-101, dez. 1962.
BRASIL. Resolução n.30, de 11 de julho de 1974. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a observar na organização do curso de licenciatura em Ciências. Brasília, DF: Conselho Federal de Educação, p. 110-113, 1974a.
BRASIL. Parecer n. 1687, de 7 de junho de 1974. Trata do curso de Licenciatura em Ciências mínimos de conteúdo e duração. Brasília, DF: Conselho Federal de Educação, p. 220-227, 1974b.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 1302, aprovado em 6 de novembro de 2001. Dispõe sobre as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf; acesso em: 17 out. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002a. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf; acesso em: 17 out. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 19 de fevereiro de 2002b. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf; acesso em: 17 out. 2023.
D’AMBROSIO, Nicolau. D’Ambrosio, Ubiratan. Introdução ao cálculo: com revisão de matemática elementar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Pesquisa de mestrado sobre Omar Catunda [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por elienebarbosalima@ig.com.br em 25 set. 2005.
DOERING, Claus Ivo; NÁCUL, Liana Beatriz Costi; DOERING, Luisa Rodríguez. Prefácio. In: DOERING, Claus Ivo; NÁCUL, Liana Beatriz Costi; DOERING, Luisa Rodríguez (Org.). Pré-Cálculo. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2012. [n.p.]. (Série Graduação). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/212741/000874807.pdf?sequence=1&isAllowed=y; acesso em: 8 set. 2020.
DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva; BORGES, Rosimeire Aparecida Soares. Ubiratan D'Ambrosio: conversas, entrevistas, história da vida. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ubiratan D’Ambrosio: conversas; memórias; vida acadêmica; orientandos; educação matemática; etnomatemática; história da matemática; inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume; Brasília: CNPq, 2007. p. 19-54.
FFCL [FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS]. Anuário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1939-1949), v.1, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1953a.
FFCL [FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS]. Anuário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1939-1949), v.2, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1953b.
FFCL [FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS]. Anuário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1950). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1952a.
FFCL [FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS]. Anuário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1951). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1952b.
GOMIDE, Elza Furtado. Emblema da matemática na USP. Ciência Hoje, São Paulo, v.32, n.191, 2003, p.36-42. Entrevista concedida a Vera Rita da Costa.
JAHNKE, Hans Niels; JANKVIST, Uffe; KJELDSEN, Tinne. Three past mathematicians’ views on history in mathematics teaching and learning: Poincaré, Klein, and Freudenthal. ZDM-Mathematics Education, v. 54, n. 7, p.1-14, 2022.
KLEIN, Felix. Matemática Elementar de um ponto de vista superior – Vol. I – 1.ª Parte: Aritmética. Tradução de Tiago Pedro, Suzana Metelho de Nápoles. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009.
KLEIN, Felix. Matemática Elementar de um ponto de vista superior – Vol. I – 3.ª Parte: Análise. Tradução de Maria Cândida Palma com a colaboração de Pedro Seixas Palma. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2011.
LEVI, Giovanni. Usos da Biografia. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Org.) Usos e Abusos da História Oral. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. p. 167-182.
LIMA, Eliene Barbosa; DIAS, André Luis Mattedi. A Universidade de São Paulo: uma rota internacional do desenvolvimento da geometria algébrica. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 10, p. 70-71, 2017. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v10i1.90.
LIMA, Eliene Barbosa; SILVA, Maria Inês da Luz; OLIVEIRA, Matheus Brandão. A matemática no curso de licenciatura plena em ciência com habilitação em matemática para a formação de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (1986-1988). Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 40, n.2, p. 1-18, abril/jun. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84039.
LIMA, Eliene Barbosa; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; VALENTE, Wagner Rodrigues. O cálculo diferencial e integral: uma análise das tentativas de sua escolarização. In: 6º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, Florianópolis, SC. Anais [...]. Campo Grande: UFMS, 2022. p. 1-15. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16594/11702; acesso em: 10 set. 2023.
LIMA, Gabriel Loureiro. A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994. 2012. 445f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
LOVATTE, Elvira de Pádua et al. Uma abordagem alternativa com o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de integral definida. In: 2º ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO, 4º ENCONTRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2015, Serra, ES. Anais [...]. Serra: Instituto Federal do Espírito Santo, v. 2, n. 1, 2015. p. 1-9. Disponível em: https://ocs.ifes.edu.br/index.php/sepinfe/IIENRETES/paper/viewFile/1770/665; acesso em: 18 out. 2023.
MAZZITELLI, Fabio. Uma vida dedicada à educação matemática, com um olhar especial para os excluídos. Jornal da UNESP, Rio Claro, [n.p.], 13 mai. 2021. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2021/05/13/uma-vida-dedicada-a-educacao-matematica-com-um-olhar-especial-para-os-excluidos/. Acesso em: 25 set. 2022.
MYERS, Gregory. Textbooks and the sociology of scientific knowledge. English for Specific Purposes, Ann Arbor, v. 11, n. 1, p. 3-17, 1992.
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A criação das licenciaturas curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.45, p.340-346, mar. 2012.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; RAAD, Marcos Ribeiro. A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de cálculo. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 61, p. 125-137, jul./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2014.018.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. A formação matemática de um matemático e educador matemático. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ubiratan D’Ambrosio: conversas; memórias; vida acadêmica; orientandos; educação matemática; etnomatemática; história da matemática; inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume; Brasília: CNPq, 2007. p. 55-76.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos. São Paulo: UNESP, 2005.
PIRES, Rute Cunha. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. 2006. 578f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
RAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022014-121106/publico/WANDERLEY_REZENDE.pdf.; acesso em: 10 mar. 2022.
RIZZI, Carlos. [Correspondência]. Destinatário: Ubiratan D’Ambrosio. São Paulo, mar. 1980. In: ARQUIVO UBIRATAN D’AMBROSIO GHEMAT-BRASIL.
RODRIGUES, Luciana Maria Dias de Ávila; DÖRR, Raquel Carneiro; MARÇAL, Thais Regina Duarte. Una encuesta sobre la asignatura de precálculo ofrecida en los cursos de grado de matemáticas en instituciones públicas del Centro-Oeste brasileño. Paradigma: Revista del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma, Maracay Edo Aragua, Venezuela, v. XLIII, n.1, p. 245-272, ene. 2022. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p245-272.id1171.
SAADI, Alessandro da Silva; MESQUITA, Dienifer Pinto; SILVA, Felipe Morais da. Apostila de pré-cálculo. Rio Grande, RS: Gráfica da FURG, 2020. Disponível em: https://prima.furg.br/images/LIVRO-CURSO-PRE-CALCULO-2020.pdf; acesso em 18 out. 2023.
SANTOS, Ian Vitor Reis dos; LIMA, Eliene Barbosa. A constituição da disciplina pré-cálculo a licenciatura em matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia a partir do ano de 2004. In: 20º SEMINÁRIO TEMÁTICO INTERNACIONAL HISTÓRIA DA PRODUÇÃO CURRICULAR EM MATEMÁTICA: SABERES PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2022, Osasco, SP. Anais [...]. Osasco: GHEMAT-Brasil, 2022. p. 1-12. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/142/230; acesso em: 10 set. 2023.
SCHEINER, Thorsten ; BOSCH, Marianna. On the relationship between school mathematics and university mathematics: a comparison of three approaches. ZDM- Mathematics Education, v.55, p. 767-778, 2023.
SILVA, Circe M. S. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a formação de professores de Matemática. In: 23ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2000, p. 1-19.
SILVA, Clóvis Pereira da. Alguns aspectos históricos sobre o desenvolvimento da análise matemática no Brasil. Revista Brasileira de História da Matemática, Rio Claro, especial n.1, p. 255-271, dez. 2007. Disponível em: http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20Festschrift/22%20-%20Cl%F3vis%20-%20final.pdf.; acesso em: 23 out. 2011.
Derechos de autor 2023 Revemop
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.