A Etnomodelagem na formação de professores: uma análise a partir de produções recentes

Palavras-chave: Educação Matemática, Etnomodelagem, Formação de professores, Mapeamento

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma análise crítica a partir do aprofundamento teórico sobre Etnomodelagem e do mapeamento de pesquisas recentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o Mapeamento na Pesquisa Educacional. Como respaldo para as discussões, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, pesquisas sobre Etnomodelagem. Foram encontradas três pesquisas que compuseram o corpus de análise. Dada a quantidade reduzida, foram realizadas outras buscas que pudessem subsidiar as discussões. Os resultados apontam para uma carência na utilização desta alternativa na formação de professores. Afinal, a Etnomodelagem está a serviço de uma educação que visa a diluição das diferentes formas de desigualdades sociais que ainda perduram na sociedade atual.

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Biografia do Autor

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), campus Ilhéus. Professor da rede municipal de ensino, Cairú, Bahia, Brasil.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), campus Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, Bahia, Brasil.

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Publicado
2021-03-24
Como Citar
EÇA, J. L. M. DE; MADRUGA, Z. E. DE F. A Etnomodelagem na formação de professores: uma análise a partir de produções recentes. Revemop, v. 3, p. e202105, 24 mar. 2021.
Seção
Artigos