As experiências matemáticas de estudantes de licenciatura em pedagogia à luz da pedagogia decolonial

Palavras-chave: Pedagogia Decolonial, Licenciatura em Pedagogia, Matemática

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar, à luz da Pedagogia Decolonial, as experiências com Matemática desde a educação básica de estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância de uma universidade pública federal situada no Rio de Janeiro. A denominação decolonial se refere às possibilidades de um pensamento crítico a partir dos subalternizados pela modernidade capitalista e se contrapõe às tendências acadêmicas dominantes de perspectiva eurocêntrica na construção do conhecimento histórico e social. Realizamos um estudo de caso em que, por meio de um fórum em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, os estudantes puderam relatar suas experiências. Os resultados sugerem que muitos participantes temem ou não gostam de Matemática. Isso se deve a experiências malsucedidas em que o conhecimento matemático era concebido como algo neutro e universal.

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Referências

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Publicado
2024-10-09
Como Citar
CARDOSO, E. J. C.; BARBOSA, G. DOS S. As experiências matemáticas de estudantes de licenciatura em pedagogia à luz da pedagogia decolonial. Revemop, v. 6, p. e2024011, 9 out. 2024.
Seção
Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática