Resolução de problemas a partir da obra O Homem que Calculava

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Educação Matemática, Malba Tahan

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos matemáticos mobilizados no processo de ensino-aprendizagem da matemática por meio da resolução de problemas a partir do livro O Homem que Calculava, de autoria de Malba Tahan. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da resolução de problemas como uma metodologia de ensino. A investigação foi desenvolvida em uma escola pública de Benevides (PA), com alunos do 8º ano do ensino fundamental, durante o Estágio Supervisionado. Uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. As análises foram realizadas a partir dos registros da resolução de dois problemas retirados livro de Malba Tahan, o caso dos 21 vasos e os quatro quatros. A pesquisa apontou em seus resultados que o trabalho com a resolução de problemas requer uma nova postura do professor e dos alunos. Possibilitou refletir sobre a resolução de problemas como uma ferramenta de investigação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Colins, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica. Professor do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/UFPA), Belém, Pará, Brasil

Renatha Farias Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Castanhal, Pará, Brasil.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 1998.

FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FONSECA, M. da C. F. R. CARDOSO, C. de A. Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática e Matemática para ler o texto. In: NACARATO, Adair. LOPES, Celi. Escrituras e leituras na educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ITACARAMBI, Ruth Ribas. Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.

ONUCHIC, L. R. ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

POLYA, George. A Arte de Resolver Problemas. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1986.

POZO, J. I. ECHEVERRÍA, M. D. P. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SMOLE, Kátia Stocco. DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TAHAN, Malba. O Homem que Calculava. 79. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado
2024-07-08
Como Citar
COLINS, F.; SILVA, R. F. Resolução de problemas a partir da obra O Homem que Calculava. Revemop, v. 6, p. e2024006, 8 jul. 2024.
Seção
Artigos