Resolução de problemas a partir da obra O Homem que Calculava
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos matemáticos mobilizados no processo de ensino-aprendizagem da matemática por meio da resolução de problemas a partir do livro O Homem que Calculava, de autoria de Malba Tahan. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da resolução de problemas como uma metodologia de ensino. A investigação foi desenvolvida em uma escola pública de Benevides (PA), com alunos do 8º ano do ensino fundamental, durante o Estágio Supervisionado. Uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. As análises foram realizadas a partir dos registros da resolução de dois problemas retirados livro de Malba Tahan, o caso dos 21 vasos e os quatro quatros. A pesquisa apontou em seus resultados que o trabalho com a resolução de problemas requer uma nova postura do professor e dos alunos. Possibilitou refletir sobre a resolução de problemas como uma ferramenta de investigação matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 1998.
FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FONSECA, M. da C. F. R. CARDOSO, C. de A. Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática e Matemática para ler o texto. In: NACARATO, Adair. LOPES, Celi. Escrituras e leituras na educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ITACARAMBI, Ruth Ribas. Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.
ONUCHIC, L. R. ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
POLYA, George. A Arte de Resolver Problemas. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1986.
POZO, J. I. ECHEVERRÍA, M. D. P. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SMOLE, Kátia Stocco. DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TAHAN, Malba. O Homem que Calculava. 79. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Copyright (c) 2024 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.