Interdisciplinaridade em trabalhos na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática

Palavras-chave: Modelagem matemática na educação matemática, Interdisciplinaridade, Estado da Arte, CNMEM

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados parciais de um estudo do tipo estado da arte que tem por objetivo identificar, descrever e sistematizar o que é denominado interdisciplinaridade e como ela se faz presente em trabalhos publicados nos anais de três edições da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM), ocorridas, respectivamente, nos anos de 2013, 2015 e 2017. Para melhor compreender essa pesquisa, apresentamos concepções das teorias que a guiam: modelagem matemática e interdisciplinaridade; e descrevemos os critérios utilizados para selecionar os textos analisados. Neste artigo, escolhemos apresentar quatro dos trabalhos eleitos a partir dos procedimentos metodológicos e realizamos suas análises. Do estudo, concluímos que é privilegiado, nos textos analisados, relatar as atividades que se caracterizam como interdisciplinares, em detrimento de discutir teoricamente essa teoria educacional no ensino de matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Ribeiro da Silva, UFMG

Aluna da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Paloma Silva de Lima, UFMG

Aluna da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bárbara de Paula Motta Mirson, UFMG

Aluna da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Jussara de Loiola Araújo, UFMG

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Referências

ALMEIDA, Lourdes M. W.; ARAÚJO, Jussara L.; BISOGNIN, Eleni (Orgs.). Práticas de modelagem na educação matemática: relatos de experiências e propostas pedagógicas. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011.

ALMEIDA, Lourdes Werle de; SILVA, Karina Pessôa; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

ARAÚJO, Jussara L. Ser crítico em projetos de modelagem em uma perspectiva crítica de educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 43, p. 839-859, ago. 2012. DOI: 10.1590/S0103-636X2012000300005.

BARBOSA, Jonei C. Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10622>. Acesso em: 21 abr. 2021.

BARBOSA, Jonei C. Modelagem matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, Salvador, v. 3, n. 4, p. 73-80, jun. 2004.

BASSANEZI, Rodney C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Editora Contexto, 2002.

BLUM, Werner; GALBRAITH, Peter L.; HENN, Hans-Wolfgang; NISS, Mogens (Eds.). Modelling and applications in mathematics education: The 14th ICMI study. New York: Springer, 2007.

BLUM, Werner; BORROMEO FERRI, Rita. Mathematical modelling: Can it be taught and learnt? Journal of Mathematical Modelling and Application, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 45–58, dez. 2009. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/modelling/article/view/1620>. Acesso em: 21 abr. 2021.

DOMINGUES, Ivan. Disciplinaridade, multi, inter e transdisciplinaridade – onde estamos? Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Disponível em: <https://www.ufmg.br/ieat/2012/03/disciplinaridade-multi-inter-e-transdisciplinaridade-%E2%80%93-onde-estamos/>. Acesso em: 13 jan. 2021.

FAZENDA, Ivani C. A. In: FAZENDA, I. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez Editora, 2008. p. 17-28.

FERREIRA, Norma S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: 10.1590/S0101-73302002000300013.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GARCIA, Joe. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 35, p. 209-230, jul. 2012. DOI: 10.7213/dialogo.educ.5908.

KAISER, Gabriele; SRIRAMAN, Bharath. A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. The International Journal on Mathematics Education, v. 38, n. 3, p. 302-310, 2006. Disponível em: <http://subs.emis.de/journals/ZDM/zdm063a9.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2021.

KLÜBER, Tiago. E. (Des)encontros entre a modelagem matemática na educação matemática e a formação de professores de matemática. Alexandria, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 63-84, mai. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37697>. Acesso em: 21 abr. 2021.

LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Califórnia: Sage Publications, Inc., 1985.

MATTÉ, Israel; SANT’ANA, Marilaine F. Modelagem matemática e sensores de temperatura na escola técnica. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2013, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2013.

MALHEIROS, Ana Paula S. Pesquisas em modelagem matemática e diferentes tendências em educação e em educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 43 p. 861-882, ago. 2012. DOI: 10.1590/S0103-636X2012000300006.

MELILLO, Célio R. A dualidade na formação no ensino profissionalizante em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

MELLO, Jéssica. A modelagem matemática no ensino de funções como possibilidade de reflexão para o consumo consciente. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2013, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2013.

MEYER, João F. C. A.; CALDEIRA, Ademir D.; MALHEIROS, Ana Paula S. Modelagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

ROCHA, André L.; PINTO, Márcia M. F. A modelagem matemática na educação como recurso na formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental. Revemop, Ouro Preto, v. 2, p. e202017, 2020. DOI: 10.33532/revemop.e202017.

SBEM. XI Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019. Modelagem matemática na educação matemática e a escola brasileira: atualidades e perspectivas. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/cnmem/2019>. Último acesso em: 16 nov. 2020

SETTI, Elenice J. K.; VERTUAN, Rodolfo E. Que interdisciplinaridade se verifica nos trabalhos de modelagem matemática? In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7, 2016. Londrina: Anais... Londrina: SBEM, 2016.

SCHWERTNER, Anderson; WILLE, Jackson; VERTUAN, Rodolfo. Pilhas eletroquímicas: uma abordagem didática com modelagem matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2017, Maringá, PR. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2017.

VERONEZ, Michele R. D.; VELEDA, Gabriele G. Reflexões sobre a realidade em uma atividade de modelagem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 21, p. 1237-1252, dez. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1927>. Acesso em: 21 abr. 2021.

VIEIRA, Grasiella; THIEL, Afrânio. A matemática no basquetebol. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2015, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2015.

Publicado
2021-04-27
Como Citar
SILVA, T. R. DA; LIMA, P. S. DE; MIRSON, B. DE P. M.; ARAÚJO, J. DE L. Interdisciplinaridade em trabalhos na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Revemop, v. 3, p. e202106, 27 abr. 2021.
Seção
Artigos