Aportes, perspectivas y alcances de la Revista de Educación Matemática de Ouro Preto - Revemop

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto.

Citas

APPELBAUM, P.; STATHOPOULOU, C. The taking of Western/Euro Mathematics as reappropriation/repair. Revemop, v. 2, p. e202003, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202003

CHINELLATO, T. G.; JAVARONI, S. L. Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática. Revemop, v. 2, p. e202001, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202001

CONTI, K. C.; NUNES, L. M. DE A. Cálculo mental em questão: fundamentação teórica e reflexões. Revemop, v. 1, n. 3, p. 361-378, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n3a02

CORTES, D. P. DE O.; OREY, D. C. Connecting Ethnomathematics and Modelling: a mixed methods study to understand the dialogic approach of Ethnomodelling. Revemop, v. 2, p. e202011, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202011

COSTA, A. P. DA; SANTOS, M. R. DOS. O estudo de quadriláteros notáveis no livro didático de Matemática: um olhar para a organização matemática. Revemop, v. 1, n. 2, p. 229 – 247, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a4

COSTA, F. DE A.; ALLEVATO, N. S. G. Estudo das funções trigonométricas a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa. Revemop, v. 1, n. 1, p. 126 – 142, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a7

CURI, E.; BORELLI, S. S. Indícios de aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da metodologia Lesson Study. Revemop, v. 1, n. 1, p. 44 – 61, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a3

D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics: past and future. Revemop, v. 2, p. e202002, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202002

FERREIRA, M. K. L. Stars in the sky: Pleiades invite plenitude — an ethnomathematics memoir in Central Brazil. Revemop, v. 2, p. e20200, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202004

IGLIORI, S. B. C.; ABAR, C. A. A. P.; DE ALMEIDA, M. V. Continuidade e diferenciabilidade de funções reais: uma proposta de estudo dessas noções com a utilização do computador. Revemop, v. 1, n. 1, p. 24 – 43, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a2

JOHNSON, J. D.; COREY, D. Reaching the 21st century students in the United Arab Emirates: using Ethnomathematics through #Innovation. Revemop, v. 2, p. e202012, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202012

LEMES, J. C.; MARCATTO, F. S. F. Vertentes da pesquisa brasileira sobre a metodologia de jogos nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática nos anais do ENEM. Revemop, v. 2, p. e202016, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202016

LOBO, R. S. Utilizando a Derivada para inferir sobre a velocidade de contaminação do novo Coronavírus: uma possibilidade para as aulas de Cálculo. Revemop, v. 2, p. e202021, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202021

LÓPEZ LEIVA, C. A. Elementary pre-service teachers working in mathematical borders. Revemop, v. 2, p. e202005, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202005

LUZ, C. F. P.; ALENCAR, E. S. de. O Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática no manual didático brasileiro do primeiro ano do Ensino Fundamental. Revemop, v. 2, p. e202022, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202022

MAFRA, J. R. E S. Challenging the traditional curriculum by traditional knowledges: from ethnomathematical fieldwork to classroom practices. Revemop, v. 2, p. e202006, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202006

MARTINS, P. B.; CURI, E.; DE SOUZA BORELLI, S. Estudos de Aula nas ações de formação de professores de Matemática: reflexões de uma aula no 6º ano. Revemop, v. 2, p. e202023, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202023

MIRANDA, S. A. A.; OLIVEIRA, P. C. Saberes geométricos mobilizados por estudantes de uma turma do 7º ano na construção de mosaicos em tarefas exploratório-investigativas. Revemop, v. 1, n. 2, p. 285 – 312, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a7

MOREIRA, G. E.; SILVA, J. M. P. DA; LIMA, P. V. P. DE. Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014-2017). Revemop, v. 1, n. 3, p. 379-396, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n3a03

MOSIMEGE, M. The use of indigenous games in the teaching and learning of Mathematics. Revemop, v. 2, p. e202009, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202009

NETO, J. P. F.; TORISU, E. M. Mapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia: uma experiência com estudantes de uma escola pública?. Revemop, v. 2, p. e202024, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202024

OWENS, K.; MUKE, C. Revising the history of number: how Ethnomathematics transforms perspectives on indigenous cultures. Revemop, v. 2, p. e202007, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202007

PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Ethnomathematical paths to Financial Educacion: analysing cultural traits of Deaf students. Revemop, v. 2, p. e202010, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202010

PRADHAN, J. B. Cultural artefacts as a metaphor to communicate mathematical ideas. Revemop, v. 2, p. e202015, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202015

REIS, F. S.; ESTEVES, F. R. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Revemop, v. 2, p. e202020, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202020

RIBEIRO, S. C. M. G.; PALHARES, P. M. B.; SALINAS, M. J. S. Ethnomathematical study on folk dances: focusing on the choreography. Revemop, v. 2, p. e202014, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202014

ROCHA, A. L.; PINTO, M. M. F. A Modelagem Matemática na educação como recurso na formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental. Revemop, v. 2, p. e202017, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202017

ROSA, M.; RAIMUNDI, M. P. V. Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium. Revemop, v. 1, n. 1, p. 62 – 84, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1artigo4

SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, I. M. O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, v. 2, p. e202018, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202018

SCHEFFER, N. F.; POWELL, A. B. Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Revemop, v. 1, n. 3, p. 476-503, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n3a08

SHARMA, T.; SHARMAN, T.; OREY, D. C. Developing mathematical skills and moral behavior through cultural artifacts: a study of math trail activities at Patan Durbar Square in Nepal. Revemop, v. 2, p. e202013, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202013

SOUSA, M. DO C. DE. Conhecimentos sobre ensino de Matemática e formação de professores produzidos em pesquisas no contexto do GPEFCom. Revemop, v. 2, p. e202019, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202019

TRINICK, T.; TAMSIN MEANEY, T. Ethnomathematics and indigenous teacher education: Waka migrations. Revemop, v. 2, p. e202008, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/Revemop.e202008

Publicado
2020-12-31
Cómo citar
TINTI, D. DA S. Aportes, perspectivas y alcances de la Revista de Educación Matemática de Ouro Preto - Revemop. Revemop, v. 2, p. 1-8, 31 dic. 2020.
Sección
Expediente & Editorial