Formação do Professor de Matemática Mediada pelo Coordenador Pedagógico

Palavras-chave: Formação do professor de matemática, Observação sala de aula, Feedback formativo

Resumo

Neste artigo, será apresentado o estudo que teve como objetivo compreender possibilidades e desafios ao investigar uma formação em serviço de um professor de matemática, mediada pelo coordenador pedagógico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo ação-interpretativa, pois o estudo foi desenvolvido na escola onde o pesquisador exerce a função de coordenador pedagógico. Os dados analisados foram obtidos a partir de observações de aulas e do Feedback realizado entre o professor de matemática e o coordenador pedagógico. Os resultados encontrados revelam desafios referentes ao tempo a ser dedicado pelo coordenador pedagógico na elaboração e preparação da pauta formativa e a falta de uma formação específica do Professor Coordenador (PC) para desenvolver formação de professores. Em relação às possibilidades, destaca-se a possibilidade de problematizar a prática real em sala de aula durante o Feedback formativo.

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Biografia do Autor

Caio Augusto Xavier Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo. Professor-coordenador da Rede Estadual de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Armando Traldi Jr, IFSP

Doutor em Educação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado
2021-02-19
Como Citar
FERNANDES, C. A. X.; TRALDI JR, A. Formação do Professor de Matemática Mediada pelo Coordenador Pedagógico . Revemop, v. 3, p. e202103, 19 fev. 2021.
Seção
Artigos