Recursos didáticos e tecnologias digitais usados por professores que ensinam Matemática em tempos de pandemia no Brasil

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Pandemia, Professores que Ensinam Matemática, Recursos Didáticos, Tecnologias

Resumo

Neste texto, será apresentado parte dos resultados de um estudo que teve como objetivo investigar o uso de recursos didáticos e tecnologias por professores que ensinam Matemática na rede pública da Educação Básica em tempos de pandemia. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a ferramenta do Google Formulários. Os dados apresentados foram coletados com a participação de 430 professores durante 42 dias. Diante dos resultados, observou-se que muitas Tecnologias Digitais passaram a ser utilizadas como recursos didáticos, dentre elas, o WhatsApp e Google Sala de Aula. Espera-se que este trabalho possa contribuir de alguma maneira com o ensino de Matemática na rede pública da Educação Básica e que possa dar subsídio a futuros estudos relacionados à Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lima Vilela, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Nayara Katherine Duarte Pinto, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora efetiva de Matemática pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Sabará, Minas Gerais, Brasil.

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BARROS, Vilma Luísa Siegloch; SILVA, Mara Rykelma da Costa; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; SANTOS, Vandreza Souza dos. Formação de professores e o uso de tecnologias digitais em tempos de pandemia: Reflexões e decisões. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 1, n. 1, p. 35–45, 2022. https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1074.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Quatro fases das tecnologias digitais da Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 17–43.

BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; BRANCO, Emerson Pereira; ADRIANO, Gisele; IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio. Recursos Tecnológicos e os desafios da Educação em tempos de pandemia. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Anais do CIET: EnPED: 2020 - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos: ago. 2020, p. 1-14. ISSN 2316-8722. Disponível em https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1736. Acesso em: 11 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 22, p. 34–54, 2021.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Quantidade-Qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez. (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 84-111.

SILVA, Filipe Carvalho; LIMA, Joás do Nascimento; ALENCAR, Júlio César Carvalho; SILVA, Rebeca Maciel; PINHEIRO, José Milton Lopes. Educação Matemática e Pandemia: as movimentações do campo de pesquisa frente ao contexto que se impõe. Ensino da Matemática em Debate, v. 8, n. 2, p. 157–177. 2021. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p157-177.

VALENCIA, Arnulfo Fajardo. Tecnologia e Educação Matemática em tempos de pandemia. Olhar de Professor. Universidade Estadual de Ponta Grossa, v. 23, p. 01-04. 2020. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15843.209209226104.0607.

Publicado
2024-05-30
Como Citar
VILELA, M. L.; PINTO, N. K. D.; CONTI, K. C. Recursos didáticos e tecnologias digitais usados por professores que ensinam Matemática em tempos de pandemia no Brasil . Revemop, v. 6, p. e2024004, 30 maio 2024.
Seção
Artigos