Concepções de professores e futuros professores a respeito do uso de alguns jogos educativos de Matemática

Palavras-chave: Jogos Educativos, Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Percepção de Professores

Resumo

A utilização de jogos educativos em sala de aula gera opiniões divergentes entre educadores. Este estudo buscou identificar as concepções de professores e futuros professores em relação ao uso de jogos educativos de matemática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou dados do curso de extensão “Ensinando Matemática do Ensino Fundamental através de jogos gratuitos da internet”, no qual 38 participantes exploraram jogos matemáticos e responderam atividades. A análise de conteúdo revelou quatro categorias que discutem a inserção dos jogos no ensino, seus pontos positivos e negativos e suas possibilidades pedagógicas. Os resultados indicam que os jogos estimulam a cooperação e auxiliam na aprendizagem, mas os participantes apontam desafios para sua implementação, como a falta de dispositivos móveis e acesso à internet nas escolas.

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Biografia do Autor

Melissa Damacena da Cruz, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES-UFES) . Pós-graduada Lato Sensu pela Faculdade de Minas (FacuMinas) em "Docência em Matemática e práticas pedagógicas". Durante a graduação participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residencia Pedagógica (RESIDÊNCIA). Além disso realizou estudos a respeito do uso de mídias digitais para ensinar Matemática. Também já ministrou um curso que tinha o fim de ensinar docentes a utilizar alguns jogos digitais para ensinar Matemática. Atualmente leciona para alunos do Ensino Fundamental. 

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado
2025-05-24
Como Citar
CRUZ, M. D. DA; WELMER, M. S. W.; CARDOSO, V. C. Concepções de professores e futuros professores a respeito do uso de alguns jogos educativos de Matemática . Revemop, v. 7, p. e2025003, 24 maio 2025.
Seção
Artigos